• espaco horizonte

Joanna Scharlé e a arte luxemburguesa






No próximo sábado, dia 26 de fevereiro, o Jornal @espacohorizonte terá a honra de cobrir o Festival Brasil e Luxemburgo (BraLux), onde a Artista Plástica Brasileira/ Luxemburguesa Joanna Scharlé de Vasconcelos estará com algumas de suas obras expostas.


O Festival será realizado pelo Consulado Honorário de Luxemburgo em Minas Gerais, com o apoio da Embaixada Luxemburguesa, da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Minas, Apoio do Centro Cultural do Banco do Brasil e Produção Cultural de Clarice Fonseca.





Com obras que retratam o forte vínculo artístico de sua descendência luxemburguesa, Joanna Scharlé irá agraciar o evento com seis pinturas a óleo sobre tela.


Estas obras foram criadas especialmente para o momento deste importante evento, que será realizado no Palácio da Liberdade.


Joanna, nos é descrita nas palavras de Jorge Carlos Borges de Souza, Presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas - Associação Comercial e Empresarial de Minas:

“Artista brasileira e luxemburguesa, Joanna Scharlé usa a cor e figuras humanas desconstruídas como forma de conduzir o espectador a um estado de espírito mais elevado em relação à vida, amenizando-o de suas angustias e buscando compensa-lo da indelicadeza dos aspectos rudes da vida urbana com vibrações positivas e intensas que aduz a alma a uma sensação de alegria pura, ingênua, quase sublime. Joanna Scharlé foca sua atenção nas expressões psíquicas dos seus personagens que expressam suas dores e prazeres de forma quase voluptuosa, sem compromissos com exigências estéticas, narrativas ou inferências.”


E, nas palavras de Clarisse Fonseca, produtora cultural do evento:

“O conceito geral da sua exposição: mostra de arte destacando a artista brasileira Luxemburguesa.

As obras apresentam um recorte da recente produção de Joanna, artista de forte personalidade, que nos últimos anos vem trabalhando figuras humanas em desconstrução, com intensa carga dramática, capaz de arrebatar o expectador ao primeiro olhar. A mostra de Joanna representa os laços artísticos e históricos entre Brasil e Luxemburgo.”


Parabéns e muito sucesso para esta nossa querida artista mineira/luxemburguesa que sempre brilha com suas obras de artes maravilhosas!







Foto: @ton_nettos