top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Joanna Scharlé, artista plástica mineira expõe em Florianópolis




A artista plástica mineira, brasileira/luxemburguesa, Joanna Scharlé é destaque no Primeiro Encontro de Deputados e Autoridades de Luxemburgo na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.


Foi convidada por Orlando Rosa Junior, da ACLUXSC – Associação dos Cidadãos Luxemburgueses – Regional Santa Catarina para expor suas obras no Primeiro Encontro de Deputados e Autoridades de Luxemburgo, que será realizada no dia 31 de março e 01 de abril no Teatro Dom Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo do Estado em Florianópolis.



Uma das obras que serão expostas no Primeiro Encontro de Deputados e Autoridades de Luxemburgo na cidade de Florianópolis em Santa Catarina



Uma das obras que serão expostas no Primeiro Encontro de Deputados e Autoridades de Luxemburgo na cidade de Florianópolis em Santa Catarina




O evento conta com o apoio institucional do governo do estado de Santa Catarina, através da SAI – Secretaria de Articulação Internacional.


A agenda do primeiro dia é fechada para eventos oficiais. As autoridades luxemburguesas serão recebidas pelo governador do estado de SC, Jorginho Mello, e se reunirá no período da manhã com os secretários Juliano Froehner (Sec. Articulação internacional), Edgard Usuy (Sec. Executivo de Relações Governamentais, Marcelo Fett (Sec. De Ciências, Tecnologia e Inovação) e Patrícia Luerdes (Sec. Adjunta da educação). Também serão recebidos os prefeitos das cidades da Grande Florianópolis, localidades com número expressivo de luxemburgueses. A tarde a agenda continua com uma visita oficial a Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina (ALESC) e encerra com visita à EPAGRI/CIDASC.







O evento terá uma solenidade de abertura apresentada por Sr. Daniel Artz, seguida de várias palestras com apresentação Institucional conjunta dos Partidos Luxemburgueses, seguida de almoço, mesa redonda e confraternização.


A organização conta com a ocupação total de 508 lugares no teatro e contará com a participação de presidentes e deputados de todos os sete partidos de Luxemburgo, que estarão participando do evento.


O sábado será totalmente voltado para o cidadão luxemburguês. No teatro Governador Pedro Ivo, o segundo dia do evento promete ser um momento pioneiro de estreitamento das relações Brasil-Luxemburgo. Esclarecimentos sobre cidadania e política irão permear as apresentações dos partidos luxemburgueses, e os 500 participantes – lotação do auditório – poderão ouvir e serem ouvidos. O encontro contará com tradução simultânea e conta com parceria de entidades de descendentes luxemburgueses norte americanos e argentinos.


Além das obras de arte de Joanna, o evento contará com músicos e grupos de danças que irão demonstrar suas habilidades.


As obras da artista Joanna Scharlé ficaram em exposição em destaque na entrada do teatro Pedro Ivo, onde os participantes do encontro poderão admirar algum de seus trabalhos.



Uma das obras que serão expostas no Primeiro Encontro de Deputados e Autoridades de Luxemburgo na cidade de Florianópolis em Santa Catarina



Uma das obras que serão expostas no Primeiro Encontro de Deputados e Autoridades de Luxemburgo na cidade de Florianópolis em Santa Catarina



Joanna já participou de vários eventos luxemburgueses, como o Festival Brasil e Luxemburgo (BraLux), realizado pelo Consulado Honorário de Luxemburgo em Minas Gerais, com o apoio da Embaixada Luxemburguesa, da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Minas, Apoio do Centro Cultural do Banco do Brasil e Produção Cultural de Clarice Fonseca, que foi realizado no Palácio da Liberdade.



Uma das obras de Joanna Scharlé exposta no Festival Brasil e Luxemburgo (BraLux)



Uma das obras de Joanna Scharlé exposta no Festival Brasil e Luxemburgo (BraLux)




Também participou da celebração em homenagem ao Dia Nacional do Grão‐Ducado de Luxemburgo, no Espaço Cultural BRDE ‐ Palacete dos Leões, em Curitiba, Paraná. Uma exposição, Laços Brasil- Luxemburgo, foi montada na Torre da Cidadania, para mostrar os trabalhos dos alunos da Ong “Inclusive nas Artes”, a tela da artista plástica Joanna Scharlé, intitulada “Alegria”.



“Alegria” de Joanna Scharlé


E atualmente, a pintura a óleo de nome “Alegria” ganhou destaque fazendo parte do acervo do Centro Cultural Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura em Curitiba, PA.


Sempre envolvida com a arte, pinceladas fortes em rostos que retratam a vida, a artista plástica Joanna Scharlé é reconhecida internacionalmente por seu trabalho.





Sobre a ACLUX


A ACLUX foi criada em 2019, após o resgate de cidadania por muitos brasileiros que desconheciam suas origens luxemburguesas. Hoje o número de luxemburgueses no Brasil ultrapassa 20mil pessoas, número expressivo para o Grão Ducado, que contém aproximadamente 650mil habitantes. Como objetivo principal, a associação busca reestabelecer o sentido de pertencimento ao país para os cidadãos que resgataram suas origens e sua cidadania.


Muitas informações sobre a cultura, educação, costumes já foram promovidas pela ACLUX. Em 2023, ano que ocorre eleições para o parlamento Luxemburguês, nada mais sensato do que focar na cidadania e nos direitos políticos.



Matéria de Sandrinha Coelho publicada no Jornal Espaço Horizonte


Comentarios


bottom of page