• espaco horizonte

Joanna Scharlé, artista multifacetada


Joanna Scharlé de Vasconcelos



Joanna Scharlé de Vasconcelos, nascida em Belo Horizonte, assina o nome artístico “Scharlé”, em homenagem ao seu bisavô engenheiro Albert Scharlé, importante figura dentro da siderurgia internacional.


Sempre teve sua vida envolvida com habilidades e aos 12 anos de idade já se interessava por arte e frequentava museus como o Museu de Cera em Londres. Enviada por seus pais a escolas europeias que enfatizavam cultura e arte, também estudou em Utah nos Estados Unidos e posteriormente se graduou pela Universidade Estadual de Minas Gerais/ UEMG, dando sequência ao aprimoramento de suas técnicas. Passou pela Felsted/Essex (1996) na Inglaterra, em Lausanne na Suíça (1999), fez teatro e fotografia na Inglaterra, canto e desenho na Suíça e estudou com Solange Botelho no Brasil. Graduada em Comunicação pela UNI-BH, Pós graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Artes Plásticas e Arte Contemporânea pela Escola Guignard, Joanna Scharlé através de seus conhecimentos culturais e artísticos, continua a expor em suas criações resultados de seus estudos e pesquisas que ressurgem em fortes expressões de seus personagens.







Sua dupla nacionalidade, brasileira e luxemburguesa, a fez tornar-se um elo entre Luxemburgo e Brasil, fazendo-a circular com suas obras expressivas de arte por vários consulados de Luxemburgo espalhados pelo Brasil.


Sua última participação de exposições em eventos culturais luxemburgueses, foi agora no dia 22 de junho, em uma Homenagem ao Dia Nacional do Grão‐Ducado de Luxemburgo que aconteceu no Consulado de Luxemburgo da cidade de Curitiba, onde Joanna participou com uma de suas obras de arte.










Sempre ativa, alegre e criativa, Joanna é uma artista multifacetada que trabalha com imagens oníricas e desconstruídas em técnicas diversas como bico de pena, aquarela, tinta acrílica e óleo. Com sua sensibilidade percebe figuras geométricas que retrata em suas esculturas de silhuetas pulsantes e fortes.







Atualmente Joanna Scharlé está expondo na galeria da S/A Cortinas e Persianas, de Daniela de Araújo Lima e Paulo Sales Machado, que abriram espaços em sua loja para artistas exporem e venderem suas obras de arte.



Daniela de Araújo Lima e Joanna Scharlé na SA Cortinas e Persianas



Francisco Américo de Araújo Lima e Joanna Scharlé na SA Cortinas e Persianas



Com 12 obras que mesclam óleos de sua fase antiga e de sua fase atual, desenhos a nanquim e esculturas, Scharlé nos apresenta trabalhos de forte expressividade e que transbordam cores e imagens que vem de dentro de sua alma.


A exposição estará até o dia 02 de agosto de 2022, na S/A Cortinas e Persianas, localizada na Rua Rio de Janeiro, 1348.










Recomendamos a visita!



*“A artista plástica usa as cores e figuras humanas desconstruídas como forma de conduzir o espectador a um estado de espírito mais elevado em relação à vida, amenizando-o de suas angustias e buscando compensa-lo da indelicadeza dos aspectos rudes da vida urbana com vibrações positivas e intensas que aduz a alma a uma sensação de alegria pura, ingênua, quase sublime.”

· Extraído do texto de Jorge Souza






EXPOSIÇÃO JOANNA SCHARLÉ

@scharle_joanna



Local: S/A Cortinas e Persianas

Rua Rio de Janeiro, 1348.


Data: Até o dia 02 de agosto de 2022