• espaco horizonte

Jaguar Parede BH 2021 chega a BH após o grande sucesso em São Paulo



Hoje na pauta do Jornal @espacohorizonte, falaremos de uma das maiores exposições a céu aberto do Brasil, que traz à tona o risco eminente de extinção do animal-símbolo da fauna brasileira.


A capital mineira será invadida por onças-pintadas a partir de setembro. Isso mesmo, é a Jaguar Parede BH 2021, que depois do grande sucesso em São Paulo, chega em Belo Horizonte (de 6 de setembro a 5 de dezembro) para chamar a atenção do risco eminente de extinção do animal que é símbolo da fauna brasileira: a onça-pintada.


A exposição, que é uma intervenção artística urbana e reúne mais 60 obras do projeto do animal em vibra de vidro (35 delas do acervo da Jaguar Parade e 26 que serão pintadas no Pátio Savassi) vai surpreender o público e trazer entretenimento aliado à cultura e também à questão da extinção dos animais. De Belo Horizonte, a Jaguar Parade segue para uma edição em Nova York em 2022, em parceria com as Nações Unidas.


A partir de 6 de setembro, o público geral poderá acompanhar de perto as pinturas das onças. Os artistas ficarão trabalhando quatro semanas no Pátio Savassi em locais estratégicos para que as pessoas possam acompanhar o dia-a-dia da transformação das obras e da inspiração dos artistas na concepção de cada trabalho. Entre os dias 7 de outubro e 15 de novembro, todas as 61 esculturas estarão expostas pelo shopping.


“Acreditamos que as pessoas vão se surpreender com a exposição, que além de plasticamente incrível, também tem um papel fundamental na preservação da onça pintada”, comenta Caroline Barreto, diretora da Artery, empresa responsável pela concepção e organização da Jaguar Parade. Ela acrescenta que durante esses 40 dias, será possível adquirir as obras, por meio de um leilão online, onde 50% do valor arrecadado será destinado para o Onçafari, entidade originalmente brasileiras com foco na preservação da onça-pintada e de seu ecossistema.


Já entre os dias 16 de novembro e 5 de dezembro, as onças tomarão conta da cidade e poderão ser apreciadas pelas ruas, praças, parques. “Queremos impactar o maior número de pessoas sobre a causa das onças-pintadas, entendemos que quanto mais levarmos as informações em forma de entretenimento para as pessoas, maior será o engajamento de toda a sociedade”, diz Carolina.




A Jaguar Parade BH 2021, realizada pela Artery, conta com o Patrocínio Master da Unidas. O Pátio Savassi é o shopping oficial da mostra que também conta com o patrocínio do BTG Pactual, Fairfax, Usina Laguna, Nutrire, CDL e Novotel. Chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre do país, em especial da onça-pintada, que corre risco de extinção, por meio da democratização da arte é o principal objetivo do evento. Segundo o IBAMA, no Brasil essa espécie é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria "quase ameaçada" de extinção.

A Artery trouxe a Jaguar Parade para o Brasil, é responsável também pela Ear Parade, em defesa da saúde auditiva, além de ser a idealizadora e realizadora da Jaguar Parade, que é 100% nacional.


Jaguar Parade BH 2021 – Calendário atividades em BH

  • 11 a 24 de agosto: inscrição artistas para seleção na mostra

  • 6/09 a 05/10: pinturas ao vivo e exposição no Pátio Savassi

  • 7/10 a 15/11: exposição Pátio Savassi e abertura leilão online

  • 16/11 a 05/12: exposição nas ruas de BH + Pátio Savassi e encerramento do leilão online

Facebook e Instagram: @jaguar.parade


Site: jaguarparade.com


Fotos: Luan Almeida


https://www.dropbox.com/sh/y8ahytripur6svo/AADCOkiPmX-YNx72ELL7TPmSa?dl=0