top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Impressão 3D revoluciona mercado de artes visuais


Estatueta Éder Jofre Por Eddie Vieira



Impressão 3D revoluciona mercado de artes visuais e digitais com produtos mais personalizados


“CDQ Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais” promoverá curso sobre a tecnologia e outros temas atuais no período de férias


Para além de reduzir o impacto ambiental e o desperdício de materiais, a impressão 3D garante mais liberdade de criação e produtos personalizados, como tem ocorrido no campo das artes visuais e digitais, o que revolucionou os processos de criação e a experiência de quem consome arte.


Escultor e professor Eddie Vieira



No Brasil, quem atua com o processo de fabricação em 3D é o escultor e professor Eddie Vieira. Com mais de 15 anos de profissão, o artista plástico lançou recentemente estátuas colecionáveis de craques que deixaram sua marca na história do esporte: Manoel Francisco dos Santos (“Mané Garrincha”), Arthur Antunes Coimbra (“Zico”), Oscar Schmidt (“Mão Santa”) e Éder Jofre ("Galo de Ouro"), que faleceu em outubro de 2022.

Eddie Vieira estará em Belo Horizonte nos dias 28 e 29 de janeiro para ministrar o curso intensivo “Escultura com Princípios de Impressão 3D”, na sede da “CDQ Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais” (av. João Pinheiro, 277, Funcionários).



Além do artista plástico, outros profissionais irão ministrar cursos de férias na Casa dos Quadrinhos: Valdo Alves (“Desenhe Mangá”), Eduardo Pansica (“Desenho com Modelo Vivo”), Geraldo Araújo (“Artes para Crianças”) e Nami Vianna (“Saiba participar de um Artists’ Alley com sua arte”).



Valdo Alves


Inscrições, valores e mais informações: (31) 3224-0040 | 98423-8428 (WhatsApp) | contato@casadosquadrinhos.com.br.

Cursos de férias da CDQ – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais:

“Desenhe Mangá”

Faixa etária: a partir de 10 anos

Data: 23/01 (segunda), 25/01 (quarta), 27/01 (sexta), 30/01 (segunda), 01/02 (quarta)

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 15 horas

“Intensivo de Escultura com princípios de impressão 3D”

Faixa etária: a partir de 16 anos

Data: 28/01 (sábado), 29/01 (domingo)

Horário: 9h às 12h | 13h às 16h

Carga horária: 12 horas

“Desenho com Modelo Vivo”

Faixa etária: a partir de 14 anos

Data: 04/02 (sábado)

Horário: 09h às 12h

Carga Horária: 3 horas

“Artes Para Crianças” - Turno da manhã

Faixa etária: 7 a 11 anos

Data: 23/01 a 27/01

Horário: 09h às 12h

Carga horária: 15 horas

“Saiba participar de um Artists’ Alley com sua arte!”

Faixa etária: a partir de 16 anos

Data: 31/01 (terça), 02/02 (quinta), 07/02 (terça) e 09/02 (quinta)

Horário: 14h às 17h

Carga horária: 12 horas



Sobre a CDQ – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais:

Sediada em Belo Horizonte, a Casa dos Quadrinhos foi fundada em dezembro de 1999 e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Sua abordagem didática tem como base uma bem estruturada e conceituada equipe de professores que utiliza avançada metodologia de ensino.

Oferece cursos de computação gráfica 3D, escultura digital com impressora 3D e ilustração digital, bem como os tradicionais cursos de desenho básico, pintura, ilustração publicitária e artística, técnicas de animação e histórias em quadrinhos. É a única Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais em Minas Gerais com foco em artes aplicadas para entretenimento com diploma aprovado pela Secretaria Estadual de Educação. Este conjunto leva a Casa dos Quadrinhos a ser equiparada às melhores escolas do mundo no seu segmento.


Sobre os professores:

Valdo Alves (Jocivaldo Vieira Alves) – Autodidata em linguagem de quadrinhos, cartunista, ilustrador e professor de desenho há 15 anos. Desenhou a adaptação para os quadrinhos do best-seller infantojuvenil da Paula Pimenta, “Fazendo meu Filme” 1 e 2 e 3, pela editora Nemo, através do estúdio Ghostjack Entertainment. Publicou as revistas independentes "My Soul", "Feiticeiros" e "Crescer - O sonho da cidade". Publicou com o autor Gil Mendes a HQ "Lorde Kramus, a Odisseia de um Guerreiro", pela editora Universo. Atualmente, publica a série online em mangá "Dark Rose", pela plataforma "Shonen Comics".


Eddie Vieira Escultor, ilustrador e artista plástico, atua no mercado nacional e internacional. Principais trabalhos: “Hitless” (EUA), “Dread Alive” (EUA), “Astronauta MSP”, “Espadachim de Carvão”, “Brigadeiro Rui Moreira Lima”, “Carnaval de Outrora”, estátuas “Valente”, “Mônica MSP”, fanarts hiperrealistas de "Adão Negro", "Venom", “Homem de Ferro”, “Batman” e vários outros.



Eduardo Pansica



Eduardo Pansica – Graduado em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG, começou a ilustrar para o mercado norte-americano em 2005 e desde 2009 desenha para a editora DC Comics, tendo participado das revistas “Teen Titans”, “Supergirl”, “The curse of Brimstone”, “Suicide Squad”, “Green Lanterns”, “Batwing” e “Firestorm”. Para o mercado nacional, o artista desenvolve, junto a Cristiano Seixas, o projeto independente “Calango”, sobre uma jovem garota que tenta sobreviver em um sertão brasileiro pós-apocalíptico.



Geraldo Araújo



Geraldo Araújo – Bacharel em Cinema de Animação pela UFMG, formado nos cursos técnicos de Pintura e Ilustração Publicitária pela Casa dos Quadrinhos. Suas principais influências são desde comics da Marvel a animações da Disney/Warner, animes e mangás. Seus principais trabalhos são o curta “Bandeira”, roteirizado por Ana Lucia Andrade, com direção de Antonio Fialho. Responsável por trabalhos de animações 2D e ilustrações para empresas como Fidens, V&M, Usiminas, Wizard, Vale do Rio Doce, Kroton Educacional, PBH, Estácio, Rede Católica, ZOOLOOK entertainment e a web série animada Ag. Cousteau.



Nami Vianna


Nami Vianna – Professora, ilustradora e quadrinista, formação técnica em Artes Visuais pela Casa dos Quadrinhos, graduanda de licenciatura pela UFMG. Lançou quatro zines independentes, participa de eventos como FIQ e CCXP. Leciona Arte para Crianças e workshops e é especialista em artes fofinhas e bichinhos.


bottom of page