top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Exposições na Casa Fiat de Cultura





Pilotis

até 30/out | presencial e virtual


O universo e os corpos femininos colorem a Casa Fiat de Cultura com a mostra Pilotis. São cerca de 60 obras, entre pinturas, esculturas de tecido e instalações, que instigam e convidam o público para uma participação ativa durante o percurso expositivo: é a obra no corpo e o corpo na obra. Em um movimento contínuo, a temática e esses contornos ganham uma trajetória que explora o sentir, o ser, o olhar e o tocar pretendido pela artista, Katia Wille. Pilotis é um acontecimento que marca o trânsito entre o dentro e fora, uma exposição sobre percurso de retorno ao desejo e a volta à vida.

Os interessados em agendar visitas mediadas ou visitas acessíveis para grupos a todas as exposições em cartaz na Casa Fiat de Cultura, podem solicitar no e-mail: agendamento@stellantis.com




Bate-papo

Encontros com o Patrimônio | 120 anos de Carlos Drummond de Andrade

23/out | das 11h às 12h30 | transmissão ao vivo



No mês em que se celebra os 120 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, e também o Dia Nacional da Poesia, o Encontros com o Patrimônio traz a vida e a obra do poeta mineiro. Considerado um dos maiores autores da literatura brasileira, sua produção literária integra a segunda fase do modernismo brasileiro. Ela se destaca pelo uso da linguagem corrente, de temas do cotidiano e reflexões políticas e sociais. A convidada para esse bate-papo é Solange Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira-MG. Ela irá apresentar peças do acervo, projetos e as ações educativas que guardam a memória do poeta em sua terra natal. Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.



Visitas mediadas

Passeio pela história | Lendas e Fantasmas nas Histórias de Belo Horizonte

29/out | 10h30 | presencial



Papuda, Loira do Bonfim, Capeta do Vilarinho, Cavaleiro Misterioso e O Fantasma do Sino. Alguns dos personagens fictícios e reais da história de Belo Horizonte e de Ouro Preto serão apresentados em edição especial do “Passeio pela História”. O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura guiará o público por uma visita patrimonial em que serão abordadas informações sobre a história de Belo Horizonte, as origens da Praça da Liberdade, assim como dados históricos, arquitetônicos e patrimoniais do Palácio da Liberdade e do Palácio dos Despachos. Além disso, o passeio apresentará aos visitantes o painel Civilização Mineira, de Candido Portinari, discutindo aspectos estéticos e temáticos da obra e seu processo de restauração. O Passeio ainda dará destaque a algumas lendas e mistérios da antiga capital do estado de Minas Gerais, Ouro Preto, antes de se transferir para a região do antigo Arraial Curral del Rei, hoje Belo Horizonte. A visita será finalizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura e no coreto do Palácio da Liberdade. Para participar dessa programação, inscreva-se gratuitamente pela Sympla.




Ateliê Aberto Dia das Crianças

Ateliê Aberto | Dia das Crianças Isto não é um quebra-cabeças “I.N.E.U.Q.”

12/out | 10h30 e 14h30 | presencial




Das muitas brincadeiras que se aprende na infância, o quebra-cabeças e os módulos de montar são algumas que atravessam gerações e continuam despertando a curiosidade e inventividade em todas as idades. E por que não unir a arte a essas práticas divertidas? Que tal reinventar o quebra-cabeça e os módulos, criar uma nova ideia para eles a partir de obras de artistas que adoram desmontar, desconstruir e recriar? Inspirados pelas obras de Katia Wille que podem ser tocadas e vestidas na exposição Pilotis, na Casa Fiat de Cultura, convidamos o público a brincar com nossos I.N.E.U.Q.s (sigla para “Isto Não É Um Quebra-Cabeças”), um conjunto de peças modulares que podem ser montadas de maneira livre, combinando cores, texturas e formas, despertando a criatividade e o lúdico que existe em todos. A atividade é aberta para crianças de zero a cem anos! Para participar não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço.

Recomendamos o uso de roupas adequadas à atividade prática e destacamos que menores de 12 anos devem estar acompanhados todo o tempo por um responsável.



Ateliê Aberto Pilotis

Ateliê Aberto Pilotis | O Laboratório do Sentir

até 30/out | 10h às 18h30 | presencial



Uma pausa para fotografar, refletir e documentar a experiência da visita à exposição Pilotis. O público é convidado a vivenciar a mostra e, assim, criar o seu próprio caderno de artista. Com elementos e objetos que serão oferecidos pela artista Katia Wille, os interessados poderão expressar sentimentos, ideias e conexões por meio de desenhos, colagens e técnicas mistas. O olhar do visitante perante a apresentação das obras será explorado no “Laboratório do Sentir”. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço.

Recomendamos o uso de roupas adequadas à atividade prática e destacamos que menores de 12 anos devem estar acompanhados todo o tempo por um responsável.




Ateliê Aberto Presépio Colaborativo

Ateliê Aberto Presépio Colaborativo | Flores para Guignard

26/out a 20/nov | quarta a domingo 10h às 12h30 e 14h às 18h | presencial



O 8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura homenageia o legado de Alberto da Veiga Guignard, artista que exaltou a cultura mineira e renovou o olhar para a paisagem natural. Flores, folhagens e vegetação serão o grande tema do ateliê aberto. Materiais como caixa de sabão em pó e cereais, embalagens de papel e papelão, plástico e jornal serão alguns dos materiais recicláveis que serão usados para construir de forma colaborativa com o público a cenografia dessa tradicional exposição. O trabalho do ateliê segue com a participação dos visitantes que podem vivenciar as diversas partes do processo criativo. Venha fazer parte e, junto com o curador Leo Piló, construir algumas peças que integrarão o Presépio, que será inaugurado no dia 30/11. Anote na agenda. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço.



Formação de Professores

Formação de Professores | Caderno de Artista: uma ferramenta no desenvolvimento do processo criativo

26, 27, 28/out | YouTube



Desenvolver o processo criativo dentro das salas de aulas é um desafio para professores. A partir da proposta da exposição de Kátia Wille com seus cadernos de artista, a Formação de Professores deste mês propõe uma discussão sobre o Caderno de Artista e apresenta diferentes possibilidades de discussão e usos deste objeto como propostas de trabalho. Com o Caderno de Artista é possível experimentar e criar um registro da trajetória do artista. Ele ainda é suporte para teste de materiais e técnicas, bloco de notas, diário visual ou mesmo uma mistura dessas três finalidades. Nesta formação serão apresentados artistas que fizeram uso dessa ferramenta e será feita uma introdução à feitura do caderno. Serão discutidos também a prática de autopublicação e proposta de exercícios. A experiência deverá servir como inspiração para elaboração de propostas similares, adaptadas ao espaço escolar.



Programa de Seleção

6º Programa de Seleção da Piccola Galleria

até 12/out | site



Estão abertas as inscrições para o 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Participe para ter uma oportunidade de expor suas obras na Casa Fiat de Cultura! A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos — pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performance, videoarte e/ou arte digital — de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Os projetos selecionados farão parte da programação de 2023/24 da Casa Fiat de Cultura. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site. Não perca, últimos dias!



Horário de funcionamento em outubro


Confira o horário de funcionamento da Casa Fiat de Cultura:

terças-feiras, das 10h às 21h;

quartas a sextas-feiras, das 10h às 19h;

e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.


Vamos visitar?



TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA







Comments


bottom of page