top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Exposições Dezembro Casa Fiat de Cultura



EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo


Até 12/fev | presencial e virtual


A exposição EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo na Casa Fiat de Cultura, com curadoria de Ricardo Ribenboim e Rachel Vallego, apresenta uma seleção de mais de 20 artistas de diversas gerações que se apropriam dos tecidos como experiências artísticas e composição de suas tramas poéticas.


O acervo reúne obras, reproduções e referências estéticas de nomes como Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica,

Flávio de Carvalho, Ronaldo Fraga, Arthur Bispo do Rosário, Nazareth Pacheco, Lyz Parayzo, Claudia Andujar, entre outros.


A singularidade das criações - que atravessam um século de produção artística - dialogam com temáticastais como questões de gênero, etnia, sustentabilidade e identidade cultural, temas essenciais para a compreensão e construção de nosso tempo.


A mostra é inédita e é composta por quatro núcleos que se correlacionam: Mantos, com suas dimensões transcendentais; Rupturas, que revela a emergência do novo; Suportes, que destaca as transformações plásticas do tecido no campo da arte; e Imaginários, com narrativas que permeiam sonhos, fantasias e desejos ao evocar o têxtil em suas múltiplas facetas.



8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura



Até 8/jan | presencial e virtual


O azul e verde, predominantes nas obras de Alberto da Veiga Guignard, são destaque na 8ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, que faz uma homenagem ao artista. A cena principal é ambientada em uma Belo Horizonte dos anos 1940. A tradicional Sagrada Família e os animais sãoapresentados em um jardim inspirado no Parque Municipal da capital, que foi tema de Guignard em sua produção artística. A representação dosReis Magos expressa a beleza da fé e a diversidade da religiosidade brasileira. O curador, Leo Piló, propõe que cada um encontre sua poesia nos vasos e flores criados com a participação do público durante o ateliê aberto.


Tudo foi feito com reaproveitamento de materiais de uso doméstico, enfatizando a importância da reciclagem e preservação da natureza. Nas molduras instaladas será possível criar seu próprio Guignard, relembrando o artista que se destacou com suas pinturas de retratos e de paisagens de Minas.



Fundação




6/dez até 29/jan | presencial e virtual


Partindo de materiais do âmbito doméstico, que evocam, principalmente, técnicas de construção de áreas suburbanas - como o chão de caquinhos, o piso vermelhão e de cimento queimado e o sabão de coco -, a artista Ana Hortides discute questões relacionadas ao habitar, ao íntimo e à construção da identidade. Na mostra “Fundação” esses materiais deslocam-se de sua função primária e se movem ideologicamente para a construção de uma carga conceitual e simbólica. São 12 obras entre esculturas, pintura e videoarte, em quea artista questiona, tensiona e expõe a estrutura social e pensa criticamente sobre a dimensão política que nasce do doméstico.


Os interessados em agendar visitas mediadas ou visitas acessíveis para grupos a todas as exposições em cartaz na Casa Fiat de Cultura, podem solicitar no e-mail: agendamento@stellantis.com.
















Visita Acessível | EntrePanos para todos

15/dez I 10h30 às 12h e 17h30 às 19h | presencial

Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, a Casa Fiat de Cultura disponibilizará visitas acessíveis à exposição EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo. Serão oferecidas audiodescrição de algumas obras e tradução em libras e o público poderá manusear os Parangolés de Hélio Oiticica – obras vestíveis –, proporcionando uma experiência única. As visitas acontecem no dia 15 de dezembro, em dois horários, ampliando o acesso de públicos com necessidades específicas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla.



Ateliê Aberto





Ateliê Aberto | Cartões de Natal - Entre Panos, Papéis e Afetos


1º a 18/dez | quarta a domingo, das 10h30 às 12h, e das 15h às 17h | presencial


O Ateliê de Cartões de Natal tem como inspiração as obras de Regina Gomide Graz, artista modernista que contribuiu para o uso das artes têxteis nas artes visuais. O público será convidado a criar seus próprios cartões usando tecidos e papéis, com sobreposições de formas, texturas e cores, lembrando o “patchwork” usado pela artista em suas produções. Venha compartilhar desse momento de trocas entre panos, papéis e afetos! A atividade é aberta para todos.


Recomendamos o uso de roupas adequadas à atividade prática e destacamos que menores de 12 anos devem estar acompanhados todo o tempo por um responsável.


Horário de funcionamento em dezembro


Terças-feiras, das 10h às 21h; quartas a sextas-feiras, das 10h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Dia 2 de dezembro: aberta até 15h

Dias 24 e 25/12/22 e dias 31/12/22 a 02/02/23: fechada

Venha nos visitar e acompanhe também a programação cultural disponível no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube.



TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA


Comments


bottom of page