• espaco horizonte

Exposição: “QUACORS e PRISMAS” de Ascânio MMM - AM Galeria




A AM Galeria recebe até o dia 23 de abril, a exposição inédita “QUACORS e PRISMAS”, de um dos mais respeitados escultores da atualidade, Ascânio MMM. Nascido em Portugal, Ascânio é naturalizado brasileiro e mora no Rio de Janeiro desde 1959.


A exposição, que tem textos curatoriais de Agnaldo Farias e Cristina Tejo, terá 16 obras inéditas no Brasil. “São trabalhos que desenvolvi durante o ano de 2020. Após ficar 60 dias confinado em casa, transferi-me para o ateliê e ali fiquei em imersão total no meu processo criativo”, conta o artista.


Todas as peças foram produzidas em alumínio, metal utilizado por Ascânio desde a década de 1980 como alternativa mais resistente para viabilizar esculturas de grande porte. “A primeira vez que utilizei o alumínio foi em 1972, quando desenvolvi uma série de relevos de parede. Mas na época, era muito difícil trabalhar com o material, de difícil acesso, e com possibilidades restritas. Voltei ao alumínio em 1982, para substituir a madeira em duas esculturas para espaço externo”, relembra.


A partir daí, Ascânio começou a experimentar cortes, cores e fixações diversas, extrapolando o uso convencional do alumínio. “A coleção Quacors e Prismas se aprofunda em uma geometria intrigante e complexa. Serão expostas peças de quase 2 metros de altura, como a Prisma 3, belíssima”, destaca Agnaldo Farias.


O artista explica que “Quacors” - um neologismo criado por ele, que une as palavras quadrado e cor. Trata-se de híbridos de esculturas e pinturas que surgem como espécies de blocos nos quais uma sucessão de módulos quadrados - ora vazados, ora preenchidos – são articulados por parafusos dotados de certa folga, de tal forma que as composições sejam, a um só tempo, tesas e fluidas. Já Prismas são trabalhos mais arquiteturais que também partem dos módulos de alumínio.


Na geometria, os prismas são sólidos geométricos delimitados por faces planas. Porém, a palavra também carrega um sentido figurado que significa ponto de vista, aspecto e perspectiva.


A exposição na AM Galeria está aberta ao público de segunda à sexta, das 11h às 19h. E, aos sábados, das 10h às 14h.



Local: AM Galeria de Arte - Rua do Ouro, 136 - Bairro Serra