É com muita satisfação que o Pátio Savassi recebe a exposição imersiva do artista visual pernambucano Max Motta (33) intitulada “Riso Largo - A Cara do Brasil”, 5ª edição.
A leva de obras da série Riso Largo, traz dessa vez os personagens na manifestação pessoal do riso e da alegria num recorte íntimo e focado no indivíduo, tão idôneo em si mas tão comum na sua forma de viver em diversas partes do Brasil. Suas conquistas e paixões, seus semblantes de alegria e orgulho estão estampados nas obras. Cores e formas que numa dança sinestésica remetem a sensações como sons, cheiros, sabores e significados que mexem com a memória afetiva.
Quando Max Motta pinta mulheres e homens negros felizes, sorrindo, exercendo seu direito à liberdade e ao lazer, traz em seu trabalho um ponto de vista que quebra esse padrão negativo de representação, onde disputa e contraria essa primeira narrativa dolorosa imposta sobre nossa existência. Dignificar o povo negro através da arte garante perpetuar uma autoestima pautada na beleza do bem viver!
Em seus estudos sobre a África Banta, o compositor e escritor Nei Lopes nos comunica que é belo o que é bom, vivo e verdadeiro, o que carrega dentro de si uma tradição de ancestralidade.
As obras apresentadas em Riso Largo são deste tipo de beleza e fazem parte de um grande conjunto de peças da série A cara do Brasil. Cenas, pessoas e fatos do brasileiro no seu habitual cotidiano. O convite do autor é para apreciar, viver, se sentir parte dessa experiência que nasceu com a arte de rua na forma do graffiti há exatos vinte anos e que hoje pousa em terras mineiras escancarando os vários Brasis que se encontram num mesmo povo caloroso, receptivo, solícito e de Riso Largo.
Curador: Paulo Apgáua
Inauguração 09 de março às 19h - entrada gratuita
Local: Pátio Savassi piso L2 (ao lado da bilheteria do cinema)
Seg a sex 10 às 22h
Dom 12 às 20h
Comments