top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Exposição Atelier do Jambreiro na Galeria Pátio Arts & Design




Sempre valorizando a arte, seus momentos e projetos artísticos, o Pátio Savassi inaugurou nesta última terça feira, 02 de agosto, sob a curadoria de Marcos Esteves e Paulo Apgáua, mais uma belíssima exposição em sua galeria Pátio Arts & Design.


A exposição do Atelier do Jambreiro, conta com a participação de treze artistas convidados a exporem seus trabalhos para o público que frequenta o Pátio Savassi.


Atualmente, sob a coordenação do Prof. Abílio Abdo, o Atelier do Jambreiro funciona em um espaço no Bairro Mangabeiras.



Prof. Abílio Abdo



O atelier foi fundado em 1999, pelo Professor Abílio Abdo, que convidou Sara Ávila para assumir a primeira diretoria cultural. Ela, artista visual, arte educadora, professora e também foi diretora da Escola Guignard/UEMG.


Um espaço criado para a reflexão sobre o desenvolver de atividades e o fazer artístico através de troca de experiências e vivencias entre os integrantes sob a filosofia do mestre Guignard.


Nas palavras de Amanda Lopes, podemos sentir e saber mais sobre o trabalho do Atelier do Jambreiro e os artistas participantes da mostra.


“ O artista visual é uma pessoa que dedica sua vida à observação cuidadosa do mundo, retirando dele aquilo que julga singular para traduzi-lo, de maneira muito própria, à humanidade. Seria mais ou menos assim: quando um artista olha para uma paisagem, um objeto ou uma pessoa, por exemplo, percebe neles alguma coisa que lhe chama a atenção. Ele continua a olhar e o objeto parece dizer algo. Surge uma necessidade enorme de exprimir o diálogo silencioso que se estabelece entre ele e o objeto observado. Inicia-se o processo de criação. O artista vai para o atelier e escolhe a técnica mais adequada para expressar seus pensamentos e sentimentos: desenho, pintura, escultura, gravura... O trabalho sai do campo das ideias e toma corpo, respira, ganha vida a cada gesto do artista. Enquanto trabalha, ele analisa a obra em construção, conversa com ela, segue sua intuição de criador. Ao notar que não falta retocar mais nada, ele dá o processo por finalizado. A obra agora pode ser vista, sentida e decifrada por várias pessoas. Esse é, resumidamente, o processo de criação dos artistas visuais. A ele, cada profissional acrescenta seu toque pessoal, sua maneira de conceber a obra.



E o que Sara Ávila* chama de “olhar vagabundo”; é ver sem limites, sem barreiras, sem pudores ou pretensões. Enxergar possibilidades criativas nas formas. É isso que propõem os artistas envolvidos nessa mostra.


Eles trazem para a Galeria Pátio Arts & Design o resultado de um longo processo de pesquisa no Atelier do Jambreiro. Apresentam as inquietações que movem o grupo a fazer arte. E disponibilizam, generosamente, suas criações para serem mapeados pelo "olhar vagabundo de todos os visitantes que por ali passarem.”

Artistas convidados:


Bia Goulart, Edelcy Seabra, Heliana Henriques, Jadyza Maria, Lai Faria, Laura Porto, Lourdes Drummond, Luciana Mara, Márcia Delgado, Márcia Martins, Mônica Batitucci, Tânia Caçador, Vera Duarte.



Coordenador do Ateliê do Jambreiro:

Abílio Abdo


Curadores:

Marcos Esteves e Paulo Apgáua



Prof. Abílio Abdo entre os curadores Paulo Apgáua e Marcos Esteves



Paulo Apgáua e Adriano Gomide, ex -diretor da Escola Guignard






Luciana Mara



Laura Porto



Lai Faria



Heliana Henriques



Bia Goulart



Márcia Martins




Edelcy Seabra




Tania Caçador




Vera Duarte




Márcia Delgado




Jadyza Maria




Lourdes Drumond




Mônica Batitucci



Convidamos a todos para conhecerem o trabalho dos artistas do Atelier do Jambreiro no Shopping Pátio Savassi, piso L2, em Belo Horizonte.


A mostra vai até o dia 02 de setembro de 2022.





Comments


bottom of page