• espaco horizonte

Exposição Abraham Palatnik – “A Reinvenção da Pintura”



Na pauta de hoje do Jornal @espacohorizonte, falaremos sobre a prorrogação da Exposição: “A Reinvenção da Pintura” de Abraham Palatnik.


Abraham Palatnik foi um artista plástico brasileiro, pioneiro em arte cinética no Brasil. Suas obras contêm instalações elétricas que criam movimentos e jogos de luzes.


O trabalho é pioneiro no uso de fontes luminosas artificiais na arte. A partir de 1959, cria trabalhos tridimensionais e, ao mesmo tempo, faz quadros em superfícies bidimensionais.


Suas obras estão nas coleções de museus como o de Arte Moderna de Nova York (MOMA) e de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Em 2011, suas obras fizeram parte da exposição Máquinas Poéticas, no Museu do Pontal (Rio de Janeiro). Em 2018, Palatnik ganhou o Prêmio Faz Diferença, promovido pelo Jornal O Globo, na categoria Artes Plásticas.


O CCBB BH disponibilizou o tour virtual da exposição ‘Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura’, que possibilita acessibilidade a todos os públicos. A mostra está disponível no site https://tourvirtual360.com.br/abrahampalatnik/.


O catálogo virtual da exposição também está disponível para acesso e download pelo site bb.com.br/cultura. O material traz um consistente apanhado sobre a trajetória do inquieto artista.


Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Art Unlimited

Foto Divulgação