01 - CAPA 00.jpg

jornal

espaço

horizonte

adriana.jpg
  • espaco horizonte

Empire State Trail - Ciclovia que vai de Manhattan até o Canadá



Caminhando, correndo ou pedalando, você escolhe a maneira de percorrer os mais de 1200 quilômetros da Empire State Trail, ciclovia que vai da cidade de Nova York e até a fronteira com o Canadá. O percurso, que foi proposto pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo em janeiro de 2017 foi concluído em dezembro de 2020.


Conecta 20 trilhas regionais em uma rota única e sinalizada que se estende por todo o Estado, sendo 75% do percurso off-road, longe de rodovias movimentadas.




A mega trilha é dividida em três trechos: Hudson River Valley Greenway, que parte de Manhattan, do sul para o norte, até Albany, capital do Estado. Ao todo são 267 quilômetros, boa parte asfaltado. Chegando em Albany, a trilha se bifurca para o norte e para o oeste. Ao norte está o trecho Champlain Valley, que também pode ser feito de carro, em um total de 167 quilômetros até Roses Point, na fronteira com o Canadá.

Já o trecho Erie Canalway Trail é quase completamente feito fora do asfalto e o mais indicado para ciclistas. A trilha parte de Albany no sentido de Buffalo, que também faz fronteira com o Canadá, mas a oeste. Em suma, ambas as trilhas terminam na fronteira com o país vizinho.






Ao conectar rotas que antes eram desvinculadas, a Empire State Trail se torna a trilha multiuso mais longa dos Estados Unidos, sendo que os ciclistas se beneficiam de uma ampliação de mais de 270 quilômetros. Com um investimento de 200 milhões de dólares, a expectativa é de que ela atraia mais de 8 milhões de visitantes por ano.


“Os novaiorquinos e visitantes do mundo todo poderão experimentar a beleza natural, as paisagens variadas e o patrimônio histórico do Estado de Nova York em uma rota única e segura para recreação, enquanto continuamos lutando com a pandemia de Covid-19”, disse Cuomo ao anunciar a conclusão do projeto.





A trilha dá as boas-vindas aos ciclistas e caminhantes de todas as idades e habilidades para vivenciar os centros urbanos do Empire State, as ruas principais das vilas, as comunidades rurais e a história diversa, da cidade de Nova York.


São várias as opções de lazer ao longo da trilha. Acampamentos e piqueniques, visitas em cervejarias próximas à trilha. Para um passeio em família também há a disponibilidade de acomodações ao longo do caminho.

A trilha promove a recreação ao ar livre, encoraja estilos de vida saudáveis, apoia a vitalidade da comunidade e impulsiona o desenvolvimento econômico relacionado ao turismo, conectando experiências, pessoas e lugares.


Para os amantes da natureza e trilheiros de bike, vale a pena desfrutar desta aventura pela Empire State Trail.