01 - CAPA 00.jpg

jornal

espaço

horizonte

adriana.jpg
  • espaco horizonte

Em busca de ouro: a Torre Eiffel será renovada antes dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024



O Jornal @espacohorizonte, vai falar um pouquinho da mais extensa reforma da Torre Eiffel, executada nos seus 130 anos de história. Vai mudar, para ter a melhor aparência para as Olimpíadas de 2024 em Paris, incluindo uma pintura que lhe dará um tom dourado distinto.


Não apenas as camadas das 19 camadas de tinta anteriores serão removidas, mas o ícone de Paris também perderá a assinatura "marrom da Torre Eiffel" que ostenta desde 1968.


Ele será substituído por uma composição amarelo-marrom que o próprio Gustave Eiffel queria para seu monumento.


"Isso vai dar à Torre Eiffel um tom um pouco mais dourado do que a cor que estamos acostumados a ver, a tempo dos Jogos Olímpicos", disse Patrick Branco Ruivo, CEO da empresa que opera a torre.


O trabalho de renovação para a torre de 324 metros, com suas 18.000 peças de metal unidas por 2,5 milhões de rebites, é monumental, chegando a um valor estimado de 50 milhões de euros (60 milhões de dólares).


A remoção das camadas antigas é perigosa pela presença de chumbo, exigindo um protocolo de saúde rigoroso para os trabalhadores.


A Torre Eiffel recebe uma nova demão de tinta a cada sete anos, tanto para a proteção de sua estrutura metálica do vento, chuva, sol e poluição, quanto para a manutenção de sua aparência.

As obras atuais começaram em 2019 e devem ser concluídas até 2022, quando a nova tonalidade de ouro - que por enquanto pode ser detectada apenas vagamente no topo da torre - estará visível para todos.




"Por que Gustave Eiffel escolheu o amarelo-marrom? Provavelmente para que a Torre Eiffel ecoasse toda a cidade de Paris, com suas casas de pedra feitas de calcário", disse Pierre-Antoine Gatier, o arquiteto-chefe dos monumentos históricos da França que decidiu por a mudança de cor.


A Torre Eiffel terá um papel proeminente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, servindo como pano de fundo para eventos de triatlo e natação em águas abertas.


Ele também se erguerá sobre muitas das festividades adjacentes ao longo do rio Sena, onde multidões se aglomeram para shows, concertos e outros entretenimentos.