01 - CAPA 00.jpg

jornal

espaço

horizonte

adriana.jpg
  • espaco horizonte

Coronavírus: Cuidados na hora da maquiagem



Em tempos de pandemia todo cuidado é pouco quando o assunto é maquiagem. Alguns cuidados de higiene foram redobrados no mundo da beleza para um maior conforto aos clientes.


Quando o assunto é maquiagem, e no que tange aos artigos de uso pessoal, devemos atentar para a limpeza dos pincéis, máscaras de cílios ou batom, quando usado por mais de uma pessoa, já que o contato desses objetos com a mucosa da boca, olhos e nariz já é o suficiente para o contágio.


E é por isso que o mercado da beleza já dispõe de sprays e sabonetes líquidos eficazes e de simples aplicação para a higienização destes utensílios.


Quem é maquiador e lida com um alto fluxo de clientes nos institutos de beleza, é imprescindível que faça a limpeza dos pincéis após cada trabalho ou, se a próxima cliente entra logo após a anterior, utilizar outro conjunto de pincéis é uma boa pedida.


Em relação aos produtos, como corretivo e batom, a recomendação é não passá-los diretamente na pele. A máscara de cílios bem como os demais pincéis são higienizados com produto que possui álcool 70% em sua composição. Alguns salões já estão tomando estas precauções que, já fazem parte da rotina de trabalho.


O sócio maquiador do salão WE, no Anchieta, em Belo Horizonte, Edney Linhares Barros, diz que é prática comum lavar pincéis e esponjas, higienizando-os com líquido à base de álcool (Promakeup Series), em spray e com papel descartável. As máscaras também já são acessórios obrigatórios entre profissionais e clientes, além óbvio, da higienização das mãos com sabão e álcool gel antes do início da maquiagem.


"O batom sempre é aplicado com pincel, nunca direto na boca, isso mesmo antes da pandemia acontecer. O lápis de olho, após o uso, tem a sua ponta retirada com espátula, e é novamente apontado evitando assim possível contaminação”, diz Edney.


O sócio proprietário do estabelecimento, lembra que todos os materiais para a maquiagem são minuciosamente esterilizados e, depois da situação com o Covid-19, o salão disponibilizou álcool gel em todas as suas dependências, mantendo sempre o ambiente limpo e arejado, cumprindo todos os protocolos de segurança.


Contato Edney Linhares: @edneylinhares_we