top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Conscientização no mês de Combate ao Câncer




Oncoclínicas realiza uma série de ações de conscientização no mês de Combate ao Câncer

O grupo busca sensibilizar e contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce da doença

Com o propósito de alertar sobre a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, o Hospital Vila da Serra e o Oncocentro, pertencentes ao Grupo Oncoclínicas, maior grupo dedicado ao tratamento do câncer da América Latina, foram iluminados com a cor da marca, verde claro, para chamar a atenção quanto aos cuidados com a saúde e aumento das chances de cura.


A iniciativa promove a conscientização sobre os benefícios de rotinas saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada, consulta regular ao médico e realização de exames periódicos.


“Informação é fundamental para prevenção e diagnóstico precoce, visto o crescimento significativo de casos a cada ano no mundo", enfatiza Bruno Ferrari, oncologista clínico, fundador e CEO da Oncoclínicas.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 704 mil novos diagnósticos a cada ano do triênio entre 2023 - 2025. E, apesar dos notáveis avanços médico-científicos para o tratamento de tumores malignos, é vital estar alerta para a prevenção aos riscos evitáveis relacionados ao câncer, bem como a importância do diagnóstico da doença em fase inicial.


Quando o câncer é descoberto em estágio inicial, as chances de cura aumentam significativamente, como o câncer de Mama, por exemplo, que de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, pode chegar até 95%.





Panorama do Câncer no Brasil


Os recentes dados divulgados pelo INCA indicam a estimativa de incidência em torno de 20 tipos de cânceres no país. Entre os mais comuns, o câncer de pele do tipo não-melanoma fica na liderança. No topo do ranking de incidência no Brasil aparecem ainda os tumores de mama, próstata, pulmão e intestino, estes dois últimos com fatores de risco altamente evitáveis, ligados a hábitos de vida pouco saudáveis.


"Os números do câncer tendem a ter uma evolução nos próximos anos, em especial pelo aumento da longevidade e impactos de hábitos de vida nocivos à saúde entre a população, potencialmente se tornando em menos de duas décadas a maior causa de morte no mundo - superando as doenças cardiovasculares. Por isso, devemos colocar em prática medidas que são fundamentais para a saúde e prevenção. Esse cuidado impacta diretamente nas estatísticas e pode frear índices, além de trazer mais qualidade de vida e o bem-estar geral das pessoas", destaca o Dr. Bruno Ferrari.

Apesar do cenário exigir atenção da população e dos órgãos de saúde, o acompanhamento médico periódico e a realização de exames de rotina para detecção precoce do câncer, aliados às novas frentes avançadas de tratamento da doença, são a chave para que os índices de incidência não levem ao também aumento das taxas de letalidade.


Sobre o Grupo Oncoclínicas

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico formado por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, sediada em Rehovot, Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.


Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com



Matéria publicada no Jornal Espaço Horizonte

Fonte: Infinita Comunicação





Comentários


bottom of page