Com a benção de Dom Nivaldo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi inaugurado, na noite desta segunda-feira (11), o passeio natalino do Palácio da Liberdade, programação especial que abrange presépio, exposição, decoração e música, convidando o público a circular pelo interior e pelos jardins do espaço. A iniciativa, que faz parte da segunda edição do Natal da Mineiridade, é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e produção da Casulo Cultura e Full Produções.
Para visitar o passeio natalino do Palácio da Liberdade, a entrada é permitida de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (última entrada às 17h), e aos sábados e domingos, das 10h às 17h (última entrada às 16h30).
O visitante que chegar ao Palácio será recebido por um tapete vermelho que o conduzirá à escadaria principal onde está instalada uma intervenção artística, que reproduz o cenário do nascimento de Jesus. Na sequência, o público é convidado a entrar no espaço pela lateral direita. No caminho, visitantes serão conduzidos pela reprodução do toque dos sinos das igrejas de Minas Gerais, expressão que é reconhecida como patrimônio histórico.
Seguindo os passos até o hall principal, encontrará a representação do Menino Jesus na manjedoura, em escala real, com uma iluminação específica, dando as boas-vindas. A imagem pertence à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e poderá ser vista pelo no local até o dia 24, quando retornará à paróquia em razão da Missa do Galo.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, comemorou a inauguração da programação temática no Palácio da Liberdade. “É o primeiro ano que trazemos, de forma mais contundente, o Natal da Mineiridade para o Palácio da Liberdade. Estou muito feliz por isso. O turismo em Minas Gerais cresce acima da média nacional desde abril e o turismo da fé é muito importante. Essa árvore de Natal do Palácio da Liberdade será uma das mais vistas de Belo Horizonte, visto que a praça é o lugar que recebe mais fluxo de visitantes. Ter, agora, no lugar mais simbólico de Minas Gerais, o menino Jesus é muito bonito. Minas Gerais respeita a tradição e o tema fundamental do Natal é o nascimento de Jesus”, comentou Oliveira.
Exposição celebra Hélio Faria e o Natal
Na sala ao lado do hall principal, está montada a exposição “É noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria”, que celebra o encontro entre a tradição natalina e a cultura mineira. A mostra tem curadoria da FCS e reúne nove quadros que trazem releituras da festividade por meio de referências às montanhas, serras, igrejas, comunidades de Minas Gerais e ao povo negro.
O itinerário continua até os jardins, onde está a árvore de Natal e a tenda, na qual haverá uma série de shows do projeto Mistura Minas, com artistas mineiros, a partir do dia 15, e ao lado também um espaço de descanso “lounge”.
Além disso, a tenda, que receberá diversos artistas, como Dea Trancoso, Regina Machado, Pedro Morais, Luiza Brina e Letícia Bertelli, estará decorada com figuras da arte do Oriente Médio. Além dos shows, estão previstas cantatas, que se somarão às diversas atrações em cartaz ao longo deste mês e até o dia 6 de janeiro de 2024, quando se encerrará o Natal da Mineiridade.
“É uma programação que une a tradição e a contemporaneidade no Circuito Liberdade, que integra neste momento Belo Horizonte a mais de 400 municípios, que participam do Natal da Mineiridade, consolidando Minas Gerais como um destino cultural e turístico das celebrações de fim de ano”, completa Oliveira. Ao longo do período, também haverá ação com influenciadores, que serão convidados a conhecer o itinerário natalino.
A segunda edição do Natal da Mineiridade integra BH a mais de 400 municípios. A expectativa é que o período de fim de ano em Minas Gerais registre uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. Só na capital, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o período de Natal será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões.
Fotos: Leo Bicalho/Secult
Commentaires