top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

CIRCUITO GASTRONÔMICO DE VILAS E FAVELAS




CIRCUITO GASTRONÔMICO DE VILAS E FAVELAS ACONTECE NOS DIAS 17 E 18 DE DEZEMBRO


O evento que, neste ano, reúne 20 cozinheiros de periferias da capital mineira, é uma força para a gastronomia presente nas comunidades.


Intitulada “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco, Belo Horizonte recebe a 6ª edição do Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas, que retorna em versão física após dois anos apenas online. A iniciativa tem a proposta de apresentar a diversidade e as delícias da culinária das periferias da capital mineira, com música boa e muita diversão. Nos dias 17 e 18 de dezembro, de 12h às 20h, a Barragem Santa Lúcia vira o ponto de encontro para quem quiser viver essas experiências gastronômicas com gostinho caseiro. Entre os destaques do festival estão a Dona Lia (Delícias da Lia), do Alto Vera Cruz, que vai levar uma Língua Recheada com chips de batata doce; a Marlene Martins, do Taquaril, com seu Embolado berrante; Dona Dirce (Restaurante Q Delicia Comida Caseira), também do Taquaril com a tradicional Feijoada Senzala; a Lora (Restaurante da Lora), do Barreiro, com um delicioso Quibe; o Diones (Recanto do Pastel), com o Pastel frito mais famoso da Cidade Industrial; e a Wanusa, da comunidade do Morro do Papagaio, que vai homenagear sua mãe, D. Amélia, ex-participante do nosso festival, que faleceu de Covid-19, com um Frango com pó de quiabo, entre outros cozinheiros e cozinheiras de várias comunidades locais.



Aline Calixto - crd _julialanari



Marlene



A proposta, além de agir como potencializadora econômica, tem o intuito de dar protagonismo à cultura dos morros e aos seus moradores que idealizam receitas especiais, acompanhadas de boas histórias e que marcam o paladar do povo. A experiência gastronômica gera intercâmbio entre as comunidades, fortalece diferentes setores e dá espaço e visibilidade a narrativas que têm força para crescer e atingir maiores públicos. “Em um estado como Minas, que tem na gastronomia um dos aspectos mais importantes de sua identidade cultural, o Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas é o único projeto gastronômico-social. Nosso objetivo é ressaltar a importância de empoderar as cozinheiras e cozinheiros das comunidades e mostrar que a gastronomia mineira também se faz presente na periferia", explica Danusa Carvalho, produtora do festival.


No sábado, 17, a programação cultural do projeto estreia ao som de Chorinho, Quarteto Marculino e DJ Joca, e no domingo, 18, quem fecha o line up é a Roda da Calixto, manifestação de samba comandada pela cantora Aline Calixto, com participação especial de Manu Dias e Julia Rocha, seguido ainda de DJ Zubreu. Nos dois dias, haverá recreação infantil durante todo o dia e claro, comida de dar água na boca! Neste ano, serão nove cozinheiros de mão cheia apresentando seus pratos únicos, com aquele toque caseiro que só se encontra subindo as periferias do Circuito.



Diones



A ideia do Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas surgiu da produtora cultural Danusa Carvalho, por meio da Casulo Cultura e da ONG Arebeldia, gerida por ela e pelo rapper Flávio Renegado, nascido e criado no Alto Vera Cruz. “O que a gente quis, desde o início, era nos afastar do 'gourmet' e dos preços, muitas vezes, incoerentes praticados por comidas de rua em bairros mais nobres. A ideia central é trazer o questionamento através do sabor, e mostrar que em todo lugar tem talentos e histórias escondidas que precisam ganhar mais espaço”, comenta Danusa.


Todo o lucro das vendas dos produtos é encaminhado diretamente aos atores gastronômicos e, uma vez que todo o projeto gira em torno de ressaltar essa identidade, o processo dá total liberdade criativa para os cozinheiros, o que faz com que se sintam à vontade para manifestarem sua autenticidade. Assim, o Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas gera grande afetividade entre quem produz e quem consome.



SERVIÇO:


CIRCUITO GASTRONÔMICO DE VILAS E FAVELAS


Local: Barragem Santa Lúcia

Data: 17/12 e 18/12 - de 12h às 20h

Evento gratuito

Instagram @circuitogastronomicodefavelas


Relacionamento com Imprensa

Romano Comunicação

Thiago Romano – 31 99282 6879 / thiago@romanocomunicacao.com Instagram: @romanocomunicacao


Comments


bottom of page