top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

Casa dos Quadrinhos sedia lançamento da premiada HQ “Pinóquio”, do francês Winshluss



Fora de catálogo desde 2012, versão de luxo publicada pela Moby Dick tem final alternativo e artes inéditas

O espaço cultural da Casa dos Quadrinhos irá sediar o lançamento da premiada HQ “Pinóquio”, do quadrinista e cineasta francês Vincent Paronnaud (pseudônimo Winshluss), pela editora belorizontina Moby Dick, no dia 23 de março (quinta-feira), a partir das 18h30. Fora de catálogo no Brasil desde 2012, a atual publicação em capa dura e acabamento costurado é baseada na edição de 10 anos lançada em 2018, na França, e traz páginas adicionais, artes inéditas e um final alternativo.

Com tradução de Érico Assis e letreiramento de Lilian Mitsunaga, a releitura aclamada pela crítica é uma narrativa sombria, perturbadora e psicodélica, na qual Gepeto constrói Pinóquio como uma arma metálica de guerra para uso militar. Contadas em sua maior parte por meio de imagens, as andanças de Pinóquio são acompanhadas de diversas histórias que se entrelaçam em meio à violência, corrupção e crueldade.

Pinóquio é o terceiro quadrinho do catálogo da Moby Dick, recém-chegada ao mercado brasileiro, e responsável pelas publicações Book Tour, de Andi Watson, e A Baleia Biblioteca, de Zidrou, ambos via financiamento coletivo. O lançamento no espaço cultural da Casa dos Quadrinhos integra a programação oficial da 9ª Festa da Francofonia, em Belo Horizonte, tem entrada franca e, além da editora, conta com o apoio da Aliança Francesa de Belo Horizonte e do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais.

Na mesma data e local, às 19h30, os interessados poderão participar de uma oficina gratuita sobre o papel de recursos gráficos utilizados pelo autor na obra Pinóquio, em especial a atenção tipográfica nos desenhos de letras. As vagas são limitadas e exclusivas para maiores de 18 anos.



Capa Pinóquio Editora Moby Dick



Sobre o autor:

Nascido em La Rochelle, na Franca, Vincent Paronnaud, também conhecido como Winshluss, é quadrinista, diretor e roteirista. Ao lado de Marjane Satrapi, escreveu e dirigiu Persépolis (2007), premiado no Festival de Cannes de 2007 e nomeado para o Oscar de melhor animação, e Poulet aux prunes (2011). Com Denis Walgenwitz, dirigiu La Mort, Père & Fils (2017) .

Ganhou fama de mestre do humor macabro após a publicação de Pinóquio, sua releitura do clássico de Carlo Collodi. Com essa história, Winshluss ganhou o prêmio de melhor álbum no Festival International de la Bande Dessinée, de 2009, em Angoulême (França).

Sobre o tradutor:

Érico Assis é tradutor, jornalista, professor e pesquisador. Autor da coleção de livros "Balões de Pensamento", escreve sobre quadrinhos desde 2000, tendo passagens por Omelete, Blog da Companhia e colaborações com vários jornais e revistas. Traduz do inglês e do francês e é Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Também foi editor convidado do projeto Catálogo HQ Brasil e participa do podcast Notas dos Tradutores.

Sobre a letrista:

Lilian Mitsunaga é natural de Mauá, São Paulo. Arquiteta de formação pela USP, letrista de quadrinhos por opção. Começou a fazer letras à mão, ainda na faculdade, para a editora Abril, na década de 1980, e migrou para as letras digitais no fim dos anos de 1990. Hoje, utiliza fontes comerciais e cria novas a partir da grafia de artistas ou ainda faz um “mix” de letras à mão e digitais, dependendo da obra em que trabalha. Ganhou dois HQMIX: Melhor Letrista e Homenagem Especial; e dois Prêmios Angelo Agostini: Melhor Arte Técnica e Mestre do Quadrinho Nacional. Hoje está à frente do estúdio Lua Azul. Muitas editoras requisitam seu trabalho e a manufatura de fontes e só utiliza as mesmas nas obras desses artistas. Gosta de desafios e, por isso, se sente honrada em ser lembrada para fazer parte dessas obras bacanas.

Serviço “Lançamento HQ Pinóquio (2023)”:


Local: Espaço Cultural da Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais (av. João Pinheiro, 277, Funcionários)


Data: 23 de março (quinta-feira)


Horário: A partir das 18h30


Entrada franca

Ficha técnica:

Editora: Moby Dick

Autor: Whinshluss

Formato: 21,5x29

Páginas: 208

Papel: Offset 180g

Cor: colorido

Edição: capa dura com verniz localizado

Acabamento: costurado e colado

Valor do kit HQ Pinóquio + marcador + bookplate: R$ 179




Matéria publicada no Jornal Espaço Horizonte


댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page