As Biojóias ou ecojóias são peças artesanais, com design diferenciado e fino acabamento, produzidas com materiais extraídos da natureza, tais como: sementes, fibras naturais, casca de coco, frutos secos, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas, dentre outros.
Foi pensando em acessórios sustentáveis e requintados que conversamos com a Gabriela Brandão, sócia do Ateliê do Anel, em Belo Horizonte. Esta marca Mineira empodera cada dia mais o conceito das Biojoias, produzindo acessórios que tem como principal matéria prima a madeira de reaproveitamento, valorizando a diversidade e sustentabilidade.
Esse material é retirado da natureza sem causar quaisquer prejuízos à mesma, todavia, a busca de matérias-primas é feita de maneira sustentável: não agride o meio ambiente e nem o meio social, e possibilita a produção de peças que sejam viáveis para a comercialização, com design atemporal, minimalista e cheios de personalidade.
Além disso, as peças valorizam a cultura brasileira, visto que, resgatam elementos da história, crenças, valores e tradições do nosso povo, levando em consideração os aspectos regionais.
Dessa forma, na produção de biojoias há o predomínio da utilização de materiais naturais associados aos elementos com o ouro, pedras preciosas e semipreciosas ou outros materiais nobres transformam as biojoias em produtos com alto valor, com o propósito de reconhecê-las como “joias naturais”.
Trata-se, portanto, de criações artísticas tipicamente brasileiras, que aproveitam a riqueza de cores, texturas e formas da flora brasileira para criação de peças, com o fim de promover a sustentabilidade e a valorização cultural nacional.
Uma grande diferença entre as biojoias e as bijuterias é que cada biojoia é única. Enquanto que as demais peças em geral são produzidas de forma industrial e em grande escala. As biojoias por serem derivadas de materiais naturais sempre apresentam variações nos seus detalhes, nas cores e formas, proporcionando a cada peça uma personalidade exclusiva.
As biojoias são produzidas por artesãos que elaboram diferentes tipos de peças como colares, brincos, anéis, pulseiras, pingentes, braceletes, entre outras. Ao passo que, já existe no mercado o profissional conhecido como “Biodesigner”. Este profissional assessora o artesão para que a busca por insumos na natureza se realize dentro de parâmetros de responsabilidade com o meio ambiente , a fim de orientá-lo quanto aos cuidados necessários para que as biojoias tenham qualidade e durabilidade, uma vez que as matérias-primas devem estar livres de fungos.
Os produtos do Ateliê do Anel são Biojoias em madeira, produzidas artesanalmente com design diferenciado, fino acabamento e responsabilidade social e ambiental.
Afinal, quem usa uma biojoia carrega consigo muito mais do que um simples acessório, pois ao portar um desses elementos a pessoa está levando consigo o valor e admiração pela nossa preciosa natureza.
Ateliê do Anel|Biojoias
Contato: (31) 9 9394.0030
Rua Orlando Moretzsohn, 82, Buritis – Belo Horizonte
Instagram:@ateliedoanel
Facebook: atelie do anel
Fotos: :@ateliedoanel
Comentarios