top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

BH que Encanta chega com música, gastronomia, literatura, performance artística e muito mais


Evento será realizado nos dias 06, 17 e 19 de novembro além de 11 de dezembro em diversos locais da cidade

Prestes a completar 125 anos, a efervescente e turística Belo Horizonte será a homenageada da vez pelo BH que Encanta. O evento propõe uma série de atividades que visam homenagear a capital mineira em diversas áreas, como música, gastronomia, literatura, performance artística, fotografia, entre outras. Para tanto haverá uma programação especial nos dias 06, 17 e 19 de novembro e também 11 de dezembro em diversos locais na cidade. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur. A realização é da Favo Cultural.

A celebração à capital mineira começa no dia 06 de novembro, domingo, no Mercado Charme Chique, que funciona na área externa do Museu Histórico Abílio Barreto. Os eventos são gratuitos. Das 10 às 17h, o público poderá conferir muitas novidades. Cerca de 40 expositores vão comercializar roupas, calçados, acessórios, decoração e a riqueza do artesanato, além de petiscos que são sucesso da famosa gastronomia mineira.

Já das 11h às 15h o momento será de contemplar a exposição fotográfica “Olhares pela Cidade”, que reúne fotos autorais e artísticas das fotógrafas Ana Garcia e Lu Gontijo. Com suas lentes, elas registraram momentos, lugares e a beleza de Belo Horizonte, muitas vezes, despercebidas pelos turistas e seus moradores.




Alessandra Nogueira - foto Neider Rony


Para a garotada haverá um espetáculo com contação de história infantil das 11h às 12h. A atividade ficará sob o comando da contadora de histórias Alessandra Nogueira que preparou um espetáculo imperdível. As histórias dão voz a infância e trazem vivências do cotidiano, permeadas por som, movimento, cor, imagens e brincadeiras. Tudo isso com direito a elementos da cultura popular, do mundo da fantasia e da realidade. A trilha sonora é composta por canções infantis e autorais.

Das 14h às 15h, as poetas Nina Morena e Débora Cançado vão realizar a oficina “Belo Horizonte literária, a cidade e a poesia”. Durante essa atividade, voltada para o público jovem, as poetas vão explicar o passo a passo da publicação de livro de poesia.

A programação do dia 17 de novembro, quinta-feira, ocorrerá no Oro Pro Pro Bistrô. No local haverá uma roda de conversa, das 18h às 20h. Cinara Gomes e Fabiana Bontempo, mulheres cervejeiras, irão falar sobre “O papel da Mulher na História da Cerveja Artesanal: Desafios da Produção à Comercialização”. A mediação será feita pela jornalista Fernanda Izidoro.

Já das 20h às 22h será a vez da cozinha ao vivo com a Chef Ana Lúcia que, para homenagear a culinária tradicional de Belo Horizonte, elaborou o Menu Degustação com pratos simples que será harmonizado com cervejas e músicas instrumentais pela sommelier de cervejas Ana Garcia. O arranjo musical que acompanhará esta harmonização será orquestrado pelo grupo Acorde Lis fará apresentação com instrumentos de corda. É formado por Ana Calina, Esther Oliveira, Kamila Freitas, Leia Paula, Aline Sparling e Nathália Santos e são integrantes da Orquestra Jovem do TJMG. Os ingressos estão disponíveis no site do Sympla.



Gustavo Mendes - foto Bruno Bomtempo



O BH que Encanta prossegue no dia 19 de novembro, das 21h às 22h30 no Centro Cultural Unimed, com show stand-up do comediante Gustavo Mendes. Ele traz de volta aos palcos o seu show solo de maior sucesso de público e crítica, onde mostra todo o seu talento e entrega seus melhores textos, piadas, performances musicais e personagens. Apresentação com tradução em libras. Os ingressos estão disponíveis no site Eventim.

E o encerramento, com programação gratuita, ocorrerá no dia 11 de dezembro, domingo, também no Mercado Charme Chique na área externa do Museu Histórico Abílio Barreto. O dia começará com música, das 11h às 12h. O Grupo Aruanda. com quase 60 anos de história, apresentará show especial. Trata-se de um Auto de Natal, uma viagem pelas manifestações folclóricas que ocorrem no mundo cristão da nossa cultura popular: Pastorinhas, Pastoril do Barreiro e Folia de Reis. O objetivo do espetáculo é resgatar o espírito comunitário e coletivo das festas de fim de ano.



Grupo Aruanda - foto Tião Junior

Na sequência, das 14h às 16h, haverá “Sarau de poesia” com a participação dos poetas Nina Morena e Vagnér Santo. Eles vão lançar suas obras, “Mar sem fundo” e “Conversas com a minha mãe”, respectivamente.

Antes da sessão de autógrafos, os autores farão leituras de seus poemas. Haverá, ao final, espaço aberto para pessoas presentes recitarem poesia de sua autoria ou não. Para tanto, serão disponibilizados livros em uma mesa no palco para que as pessoas que não tenham poemas impressos ou decorados possam escolher poemas para lerem.

O Sarau acontecerá no palco externo do Museu Histórico Abílio Barreto, um ambiente acolhedor e intimista tanto para quem declama o poema quanto para quem está ali para ouvi-lo. No final, haverá a possibilidade de troca de livros com objetivo de incentivo à leitura.

========

Serviço:

BH que Encanta chega com música, gastronomia, literatura, performance artística e muito mais

Programação:

Dia 06/11 – domingo - Mercado Charme Chique (área externa do Museu Histórico Abílio Barreto - Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim)

10h às 17h – Feira de artesanato – evento gratuito

11h às 15h - Exposição fotográfica “Olhares pela Cidade” – autoria das fotógrafas Ana Garcia e Lu Gontijo - evento gratuito

11h às 12h – Contação de histórias para as crianças com Alessandra Nogueira - evento gratuito

Dia 17/11 – quinta-feira - Oro Pro Pro (Rua Quimberlita 290 - Santa Tereza).

18h às 20h - roda de conversa com Cinara Gomes e Fabiana Bontempo, mulheres cervejeiras, sobre “O papel da Mulher na História da Cerveja Artesanal: Desafios da Produção à Comercialização”.

20h às 22h - cozinha ao vivo com a Chef Ana Lúcia e sommelier de cervejas Ana Garcia. Haverá apresentação musical do grupo Acorde Lis.

Ingressos no Sympla

Dia 19/11 – sábado - Centro Cultural Unimed (Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes)

21h às 22h30 - show stand-up do comediante Gustavo Mendes. Ingressos disponíveis no site Eventim

Dia 11/12 – domingo - Mercado Charme Chique (área externa do Museu Histórico Abílio Barreto - Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim)

11 às 12h – Auto de Natal com o Grupo Aruanda = evento gratuito

14h às 16h - Sarau de poesia com a participação dos poetas Nina Morena e Vagnér Santo. Eles vão lançar os livros “Mar sem fundo” e “Conversas com a minha mãe”, respectivamente – evento gratuito

Comments


bottom of page