top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

As Curiosas Garrafas de Lágrimas




A era vitoriana é conhecida por muitas coisas, incluindo a arte e arquitetura distinta que floresceu durante o período. Mas um de seus destaques era a fascinação com a morte – rituais elaborados cercavam essas ocorrências diárias de morte e luto, e foi nesse ambiente que as Tear Bottle, ou Garrafas de Lágrimas, surgiram como ícone popular.


Conhecidas por diversos nomes (lacrimongênas, Garrafas de Lágrimas, Apanhador de Lágrimas ou Garrafas Lacrimais), foi um objeto muito comum. Acreditava-se que aquele que chorasse mais alto e produzisse o maior número de lágrimas receberia uma maior compensação, pois quanto maior número de lágrimas produzida, mais importante e valorizado o falecido era considerado.


Após o recolhimento das lágrimas as “Tears Bottle” eram fechadas com rolhas especiais, que permitiriam que as lágrimas evaporassem. Quando elas tivessem evaporado, acabava o período de luto.


Funerais sofisticados distribuíam o curioso objeto para que os convidados capturassem suas lágrimas e ajudassem no luto.



3 – Você Sabia?


Istambul na Turquia é a única cidade do mundo que se situa em dois continentes. No meio da cidade passa um rio, que na verdade é o estreito do Bósforo que une o mar Negro ao mar de Mármara. Então do lado oeste é Europa e do lado este é Ásia!




4- Para Refletir


“...e que nada nem ninguém é mais importante do que nós próprios. E não devemos negar-nos nenhum prazer, nenhuma experiência, nenhuma satisfação, desculpando-nos com a moral, a religião ou os costumes.” (Marques de Sade).




Matéria de David Faria para o Jornal Espaço Horizonte




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page