01 - CAPA 00.jpg

jornal

espaço

horizonte

adriana.jpg
10.png
  • espaco horizonte

Apresentação Dr. André Murad






Dr. André Murad



CONHEÇA ANDRÉ MURAD: ONCOLOGISTA QUE DEDICA A VIDA À CLÍNICA ONCOLÓGICA E À PESQUISA CIENTÍFICA


Com mais de 30 anos de atuação clínica e acadêmica, o oncologista André Márcio Murad é responsável pela criação, em Belo Horizonte, de um projeto pioneiro na área da genética aplicada à oncologia: o Laboratório de Genética de Precisão da Clínica Personal de Oncologia de Precisão e Personalizada.


Trata-se de um projeto profissional do oncologista desenvolvido com o objetivo de concentrar em um modelo de atendimento clínica/hospital-dia multidisciplinar, multifuncional e integrativo, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento completo e as pesquisas genéticas, imunológicas e de novas drogas para o câncer, tudo embasado nos mais modernos princípios da Oncogenômica, Oncogenética e Oncologia de Precisão.


Assim é possível fazer, desde a coleta do material tumoral, até sua análise em um moderno laboratório de Genética Molecular de Câncer e, finalmente, oferecer tratamentos com os mais avançados recursos terapêuticos, quer já comercialmente disponíveis, quer fornecidos por protocolos de experimentação clínica do centro de Pesquisas.


Atualmente, André Murad desenvolve projetos de pesquisas com novas drogas, agentes alvo-moleculares e imunoterápicos, é consultor de vários organismos nacionais e internacionais de pesquisa oncológica, como as CRO’S (Clinical Research Organization) PRA, PPD, COVANCE, Parexel, sendo consultor científico da Guardant Health Americana, desenvolvedora da Biópsia Líquida mais completa e avançada da atualidade. Ele desenvolve em seu Laboratório de Genética Molecular Personal, a confecção de painéis genéticos para diagnóstico de mutações tumorais (com a tecnologia de sequenciamento em NGS e também PCR digital em gotas, na qual foi pioneiro no Brasil) e germinativas, extremamente úteis no tratamento de precisão e personalizado e na prevenção de vários tipos de tumores. O Centro de Pesquisa de Novas Drogas em Câncer da Clínica Personal é considerado hoje um dos maiores centros de pesquisa de clínicas privadas do país. Os pacientes participantes dos ensaios são atendidos totalmente sem custos.


Devido à sua atuação em estudos na área genética, sua experiência com o ONCOTARGET - painel genômico por ele desenhado e desenvolvido com 57 genes, que testa os tumores em busca de alvos moleculares para a indicação da melhor terapia alvo-, foi publicado no ano de 2018 na revista Journal of Clinical & Medical Genomics: J Clin Med Genomics 2018, Vol 6(2): 151.


Também é pioneiro em painéis para Biópsia Líquida com a tecnologia de PCR digital em gotas, que é uma reação em cadeia da polimerase digital em gotas, um método de reação em cadeia quantitativo altamente sensível baseado no fracionamento de amostra em milhares de reações individuais nanométricas de água em óleo. Sua experiência inicial com esta tecnologia foi publicada nos anais do congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica de 2019. Esse painel é ideal para genotipagem de amostras mínimas de DNA e RNA, o que resulta em uma biópsia líquida de altíssima sensibilidade (detectando mutações somáticas derivadas do tumor a uma taxa de 0,01%, em relação ao alelo selvagem), em baixo custo e na rapidez execução, através de um procedimento não invasivo (análise apenas do sangue do paciente).

Alguns destaques da carreira do médico:

  • André Murad é autor do primeiro estudo da literatura mundial a provar o benefício da quimioterapia no tratamento do câncer gástrico avançado, publicado em 1993 na revista americana Cancer, a mais prestigiada revista científica da área de oncologia da época (Modified therapy with 5-fluorouracil, doxorubicin, and methotrexate in advanced gastric cancer (1993 Jul 1;72(1):37-41). Por conta deste pioneiro estudo e de mais 3 que pesquisaram novos fármacos no tratamento do câncer gástrico, foi considerado pela comunidade acadêmica internacional um dos 5 maiores especialistas sobre esse assunto no mundo, recebendo da Academia de Ciências de Nova York, no ano 2.000, o título de um dos 2 mil cientistas mais importantes e contribuidores do século XX. Sua tese de mestrado defendida no Departamento de Ginecologia da Unifesp de São Paulo, quando desenvolveu um regime de tratamento inédito para portadoras de câncer de colo-uterino avançado, gerou uma publicação na revista médica oncológica mais importante internacionalmente: o Journal of Clinical Oncology e uma apresentação em sessão plenária no Congresso Anual da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia), o mais importante da congresso da área.


  • Já publicou mais de 170 artigos científicos, sendo destes 80 em revistas internacionais de prestígio como Journal of Clinical Oncology, Cancer, Lancet Oncology, Annals of Oncology.


  • É autor de 32 capítulos de livros em português, inglês e espanhol; autor, editor e organizador de 5 livros na área de oncologia, entre eles: Oncologia. Bases Clínicas do Tratamento, que foi a principal referência para programas de residência em oncologia no Brasil por 2 décadas; e Tópicos em Gastroenterologia 12: Câncer do Aparelho Digestivo, já em sua 12ª edição.


  • Ao lado dos colegas Marcos André Costa, José Cláudio Casali; Dr. Alessandro Leal e Dr. Felipe Ades; Dra. Renata D’Alpino; Dr. Marcelo Santos; Dr. Auro del Giglio; Dr. Carlos Teixeira, André Murad é fundador do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão – GBOP, primeira entidade corporativa criada para fomento de projetos educacionais, pesquisa e advocacy na área da oncologia genética e seu atual Diretor Científico.

Formação

Medicina pela UFMG (1984) com residência em Clínica Médica e Hematologia no Hospital das Clínicas da UFMG (1987). Fellowship em Oncologia e Hematologia no Fox Chase Cancer Center e Temple University Hospital na Philadelphia, EUA (1987-1999). Mestrado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP- (1993); Doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais em (1997). Pós-Doutorado em genética no ICB/UFMG (2018). Professor no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (desde 1990); Professor Adjunto IV Doutor (desde 1997), Coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG (desde 1991), Fundador e atual Vice-Coordenador do Programa de Residência em Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG (desde janeiro de 2000).

Prêmios e títulos

  • 2012 - Homenagem: Colar do Mérito Legislativo Municipal, Câmara de Vereadores de Belo Horizonte;

  • 2009 - Prêmio: Um dos Médicos Mais Admirados da Medicina Brasileira na Especialidade Oncologia, Análise Editorial - São Paulo;

  • 2008 Prêmio: Um dos Médicos Mais Admirados da Medicina Brasileira na Especialidade Oncologia, Análise Editorial - São Paulo;

  • 2002 - Prêmio: Sanofi-Aventis/SBOC de Incentivo à Pesquisa em Oncologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica;

  • 2001 - Prêmio - Terceiro Melhor Trabalho: Estudo de Fase II do uso de gemcitabina e fluorouracil no tratamento do câncer de pâncreas e vias biliares avançado. Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica;

  • 2001 - Prêmio: - 1° Prêmio de Oncologia Novartis - Saúde Brasil, Fundação do GBOC - Grupo Brasileiro Oncológico;

  • 2001 - Prêmio Comenda: Solidariedade na Ponta dos Pés, Hospital Infantil do Câncer de Minas Gerais;

  • 2000 - Prêmio: Outstanding Scientists of The 20th Century, International Biographical Centre - Cambridge-Inglaterra;

  • 1999 - Prêmio - Menção Honrosa ao Trabalho: Estudo de fase II do uso de paclitaxel e gemcitabina como tratamento de resgate do câncer de mama metastático. Escola Brasileira de Mastologia e Escola Brasileira de Oncologia;

  • 1998 - Prêmio Jorge de Marsillac-Melhor Tema Livre: Estudo prospectivo de Fase II do uso de Tamoxifeno Neoadjuvante em pacientes pós-menopausadas com câncer de mama em estádio III. Sociedade Brasileira de Mastologia;

  • 1996 - Prêmio Melhor Trabalho: Estudo prospectivo de Fase II do uso de Carboplatina, Mitomicina C E Etoposide deguido de radioterapia e Carboplatina Semanal Concomitante no tratamento Co Carcinoma de pulmão de células não pequenas em Estádio III, SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia;

  • 1994 - Prêmio Melhor Trabalho: Estudo Prospectivo Multicêntrico do GBTH Grupo Brasileiro de Tratamento da Doença de Hodgkin 1994. Sociedade Brasileira de Cancerologia;

  • 1993 - Título: Especialista em Cancerologia e Oncologia Clínica, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - Sociedade Brasileira de Cancerologia;

  • 1992 - Prêmio: Aristides Maltez de Oncologia - Confererido ao Trabalho: Estudo Fase II do uso do protocolo BIC no tratamento do Carcinoma Cervical Metastático, Liga Bahiana Contra o Câncer.

André Murad é oncologista, diretor Executivo da Personal Oncologia de Precisão e Personalizada e Oncogeneticista no Centro de Câncer Brasília / Cettro. É também pós-doutor em genética, professor da UFMG, pesquisador, diretor Científico no Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão: GBOP. Exerce a especialidade há 30 anos e é um estudioso do câncer, de suas causas (carcinogênese), dos fatores genéticos ligados à sua incidência e das medidas para preveni-lo e diagnosticá-lo precocemente.

Foto divulgação

Não perca nada! Receba nossas atualizações!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto