top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

A Biblioteca Humana está lidando com a diversidade e inclusão




Há um interesse genuíno em melhorar a diversidade e a inclusão de pessoas, mas ainda é difícil encontrar soluções transformadoras. Os esforços de diversidade e inclusão lutam porque muitas vezes tentam encontrar uma solução única para eliminar o preconceito.


Hoje, aqui no Jornal @espacohorizonte, vamos falar da Biblioteca Humana. A Biblioteca começou a conectar livros humanos a leitores há vinte anos, na Dinamarca, onde o conceito se originou. Continua causando impacto porque sua abordagem é adaptada aos preconceitos de cada indivíduo.


A Biblioteca Humana desafia estereótipos e preconceitos por meio do diálogo, onde as pessoas, em vez de livros tradicionais, são emprestados aos leitores.


O fundador, Ronni Abergel, diz que a Biblioteca Humana começou a criar um espaço “onde você pode entrar, pegar emprestado um ser humano e conversar com ele sobre um assunto muito desafiador. Idealmente, queríamos que as pessoas falassem sobre questões sobre as quais normalmente não falariam, ou potencialmente não gostariam de falar, mas sobre as quais precisamos falar. ”


Esses “livros” humanos são voluntários que vêm de diversas origens diferentes e têm experiências que estão dispostos a compartilhar com seus leitores humanos.



Assim como os livros tradicionais, os livros humanos têm títulos que descrevem suas experiências como Ativista Negro, Depressão Crônica, Sobrevivente do Tráfico, Muçulmano, Latino, Transgênero e muitos mais.


Individualmente ou em pequenos grupos, a Biblioteca Humana cria um espaço seguro onde as pessoas podem se envolver com alguém diferente delas mesmas.


Desde a Covid-19, a Biblioteca Humana continua seu trabalho virtualmente, permitindo que livros humanos de todo o mundo se conectem com os leitores.


A Biblioteca começou a conectar livros humanos a leitores há vinte anos, na Dinamarca, onde o conceito se originou.


Ao contrário de programas e eventos de diversidade e inclusão roteirizados, não há duas sessões da Biblioteca Humana iguais. Em vez disso, os participantes podem adaptar a sessão às suas próprias necessidades, preconceitos, preocupações ou curiosidades.


Sempre vale a pena tentar compartilhar um momento com um completo estranho para sentir de perto seus problemas e dificuldades. Com isto o entendimento e o olhar ficam mais compreensíveis para a aceitação sem preconceitos e julgamentos.


bottom of page