top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

37º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo em Joinville


Grupo de jornalistas da Abrajet Nacional representando nove estados do Brasil




Atividades técnicas e sociais envolveram a ampla programação realizada em Joinville, Santa Catarina


Fotos: Carlos Alves


A cidade de Joinville em Santa Catarina, acolheu com grande maestria o 37º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo que se iniciou no dia 23 de novembro, com a chegada de jornalistas de 9 estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais e Pará.


A abertura também no dia 23/11, realizada no Hotel Bourbon, foi prestigiada com a presença de autoridades locais, trade turístico, Diretoria da Abrajet Nacional, jornalistas e convidados.


O Presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak e o Presidente da Abrajet-SC Gilberto Gonçalves dos Santos, prepararam uma programação surpreendente para os jornalistas vindos de outros estados. Tiveram o forte apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Joinville, da ABAV-SC - Associação Brasileira de Agências de Viagens, do Centro de Convenções do Hotel Bourbon, do Hotel Naalt, do OPA Bier, do SEBRAE-SC, do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, dos restaurantes Casa do Capitão, Capitão Space, Lagoa Pescados e Mariscos, Restaurante do Iate Clube, Restaurante do Paulinho e entidades locais que recepcionaram os visitantes em todos os aspectos.


O Presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak, o Presidente da Abrajet-SC Gilberto Gonçalves dos Santos e ao meio, Guilherme Augusto Gassenferth, Secretário de Turismo de Joinville



Em seu discurso, Novak agradeceu a todos os jornalistas associados que vieram de seus estados prestigiar Santa Catarina e também aos colaboradores locais que fizeram com que o evento se realizasse com sucesso.


Guilherme Augusto Gassenferth, Secretário de Turismo de Joinville, representando o Prefeito Municipal Adriano Silva, acolheu a todos com boas-vindas, salientando algumas das características de Joinville:

“Uma cidade que tem serra, tem frio, tem turismo náutico e praia. Temos uma cultura muito rica. Temos o maior festival de danças do mundo e a única escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Uma orquestra recém-formada, mas que tem como meta ser a melhor orquestra filarmônica do Brasil até 2030. O maior polo industrial, e uma área rural riquíssima, apesar de ter a maior população urbana do Estado. As contradições acontecem em Joinville, e vocês vão poder acompanhar tudo isso”, salientou.


Gilberto Gonçalves dos Santos, Presidente da Abrajet-SC, agradeceu aos patrocinadores e todos os abrajeteanos que saíram de seus estados para participarem do evento: “Com muita alegria e satisfação estamos realizando nosso evento aqui em Joinville, minha cidade natal. Muito acolhedora e com lindas belezas naturais. Vamos poder levar o turismo de Joinville para todo Brasil”, reforçou Gilberto.


Representando o trade turístico, Maria Conceição Junckes, presidente da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens externou todo seu amor e dedicação ao turismo. “Sou movida a desafios. Tenho uma agência de viagens há 25 anos. Meu sonho sempre foi trabalhar com o associativismo e hoje, como Presidente da ABAV, procuro contribuir para o desenvolvimento tanto da cidade quanto do estado. Ter vocês, que são nosso canal de divulgação é muito importante. Quero agradecer muito a presença de todos. Batalhamos muito para que tudo fosse o melhor, que as experiências proporcionem levar na lembrança o que Joinville tem de melhor”, enfatiza Conceição.


Ozoi Luiz da Silva, Presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Guilherme Augusto Gassenferth, Secretário de Turismo de Joinville, Gilberto Gonçalves dos Santos, Presidente da Abrajet-SC, Evandro Novak, Presidente da Abrajet Nacional e Maria Conceição Junckes, representando o trade turístico de Joinville




Ozoi Luiz da Silva, Presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e também Presidente do Instituto do Natal de Joinville reforçou o papel da entidade e o mais atrativo da época, a decoração de natal da cidade. “Nosso papel é captar eventos e vender o destino Joinville. Mas hoje é muito especial receber vocês jornalistas, pois são vocês que vão avaliar se tudo que estamos fazendo está no caminho certo. Infelizmente, vocês não chegaram para a abertura de natal, mas estarão vendo tudo que preparamos para tornar Joinville uma cidade reconhecida como destino de natal”.


A cerimônia seguiu com uma série de homenagens e reconhecimento aos ex-presidentes que estavam presentes em Joinville, bem como, pessoas ilustres que fizeram a diferença nesses 65 anos de história de uma das entidades mais antigas do Brasil.


No troféu entregue a cada ex-presidente a mensagem: “O sucesso da nossa Abrajet é o sucesso de cada um de vocês. É a prova da competência da sua gestão como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. A soma de esforços e de objetivos em prol do turismo, faz a Abrajet que todos queremos nestes 65 anos”.



Troféu 65 anos da Abrajet Nacional



Evandro Novak, Presidente da Abrajet Nacional, Helcio Estrella – São Paulo – Ex- Presidente Gestão 2010/2014 e Gilberto Gonçalves dos Santos, Presidente da Abrajet-SC


Ex-Presidentes homenageados na noite




Ricardo Guerra, o presidente mais antigo presente no evento, falou sobre sua trajetória que se iniciou em Santa Catarina, onde foi eleito vice-presidente nacional. Em suas palavras:

“Somos privilegiados por estarmos nesta cidade singular. Uma cidade encantadora. Nós, formadores de opinião, temos como objetivo único de falar a verdade. Mas estamos chegando em um local onde não tem como não sair encantado, pois tem atrativos para todos os gostos”.


Evandro Novak, Presidente da Abrajet Nacional, Ricardo Guerra, o presidente mais antigo presente no evento e Gilberto Gonçalves dos Santos, Presidente da Abrajet-SC



Homenageados: Nilton Guedes (PA), Vice-Presidente gestão 2018-2022 , Evandro Novak, Presidente da Abrajet Nacional, Jean Luiz Feder, gestão 2018/2022, Luiz de Souza Pires, Presidente da Abrajet-TO e Gilberto Gonçalves dos Santos, Presidente da Abrajet-SC




Em 2019, foi lançada uma premiação “As melhores matérias do destino Piratuba/SC”, pelo então Presidente Evandro Novak, durante a realização da 1ª reunião do Conselho em Piratuba/SC. A comissão julgadora foi formada por membros do trade de Piratuba, que é um dos destinos de águas termais de Santa Catarina.


Prêmio “As melhores matérias do destino Piratuba/SC”



Devido à pandemia, o prêmio que seria entregue no Congresso Nacional de 2020, foi entregue neste 37º Congresso Nacional da Abrajet, onde os agraciados receberam o prêmio com muita alegria.


Os jornalistas reconhecidos foram:



Evandro Novak, à esquerda e Nilton Guedes (PA) à direita, entregando o Prêmio “As melhores matérias do destino Piratuba/SC” aos vencedores, Gilberto Gonçalves dos Santos – SC, Gutemberg Bogéa - MA e Ricardo Guerra - PE




1º Lugar Melhor Texto, Ricardo Guerra, PE – Folha de Pernambuco, que recebeu o troféu das mãos do presidente do CVB, Ozei Luiz da Silva.


1º Lugar Matéria Jornal Impresso, Gutemberg Bogéa, MA – Jornal JP Turismo do Maranhão. Para fazer a entrega, Maria Conceição Junckes, presidente da ABAV-SC.


1º Lugar Matéria TV – Gilberto Gonçalves dos Santos – SC – TV Folha Norte de Florianópolis. A entrega foi realizada pela representante da Secretaria de Turismo de Joinville, Vanessa.


Também o papel de cada seccional foi destacado, afinal, uma entidade com 65 anos de história só consegue construir raízes de norte a sul do país através de suas associações em cada estado brasileiro.


Todas as homenagens àqueles que levam o nome da Abrajet para o Brasil e o mundo, mas duas delas merecem destaque especial:


Abrajet-TO, que comemorou três décadas e à frente, Luiz de Souza Pires, como Presidente.


Abrajet-SC, Gilberto Gonçalves, Presidente da Abrajet- SC que organizou com sucesso a 37ª edição do Congresso Nacional em Joinville.



Luiz de Souza Pires, Presidente da Abrajet-TO, recebendo o prêmio do Presidente Nacional Evandro Novak



Gilberto Gonçalves, Presidente da Abrajet- SC e sua esposa, Laureci dos Santos, com os prêmios recebidos



Como uma boa gestão se faz com união, parceria, ideias e pessoas que buscam sempre contribuir para um mandato de realizações. Uma homenagem especial ao Vice-Presidente gestão 2018-2022, Nilton Guedes (PA).

“Mais um ciclo se encerra e a palavra para este momento é gratidão. Que o novo ciclo se inicie com a esperança de mais motivos para agradecer. Seu trabalho como vice-presidente da Abrajet Nacional gestão 2018/2022foi esplendido no êxito e conquistas”.




Nilton Guedes (PA), Vice-Presidente gestão 2018-2022 recebendo o premio de Evandro Novak



Jean Luiz Sampaio Féder (PR), foi também mais um dos jornalistas homenageados pelo apoio incondicional, pela transparência e pelas palavras sábias, pelo sorriso amigo, pelo abraço reconfortante. “Eu agradeço todos os momentos dedicados à nossa gestão 2018/2022 na Abrajet Nacional. Muito obrigado”!



Jean Luiz Sampaio Féder (PR), recebendo o premio de Evandro Novak e Nilton Guedes (PA)



Se o segredo do sucesso está sempre nas pessoas e na qualidade do trabalho delas, uma justa homenagem às pessoas que apoiaram a realização do Congresso em Joinville. O reconhecimento a Maria Conceição Junckes, presidente da ABAV, Ozei Luiz da Silva, Presidente do CVB e ao Prefeito Municipal de Joinville, Adriano Silva, representado pelo Secretário de Turismo de Joinville, Guilherme Augusto Gassenferth.



Francine Olsen, Diretora Executiva da Secretaria de Turismo de Joinville, Evandro Novak, Presidente da Abrajet Nacional, Maria Conceição Junckes, representando a Prefeitura de Joinville e Gilberto Gonçalves, Presidente da Abrajet SC




Evandro Novak, Presidente da Abrajet Nacional, Ozoi Luiz da Silva, Presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Francine Olsen, Diretora Executiva da Secretaria de Turismo de Joinville e Gilberto Gonçalves, Presidente da Abrajet SC




Após as homenagens foi servido um coquetel e os jornalistas receberam presentes com lembranças de Joinville.



O Congresso terminou no dia 27 de novembro/22 deixando muita saudade da graciosa cidade de Joinville e de todos os participantes.


O Jornal Espaço Horizonte agradece a todos os organizadores do evento pela recepção e acolhida calorosa a todos nós jornalistas de turismo!

Comments


bottom of page