top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

31ª edição do Minas Trend


31ª edição do Minas Trend
31ª edição do Minas Trend


Minas Trend Kids, um dos destaques da 31ª edição do Minas Trend, reflete o crescimento do setor na economia nacional


No Salão de Negócios, no Minascentro, estarão à disposição dos lojistas 28 marcas mineiras, de outros estados e do exterior, mostrando as tendências da moda primavera/verão 2025


A moda infantojuvenil será um dos destaques da 31ª edição do Minas Trend, de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). Promovido pela FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, considerado o maior salão de negócios do segmento na América Latina, o Minas Trend corrobora a posição do país como quinta maior indústria têxtil do mundo, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).


Além disso, mostra a potência das micro e pequenas empresas que representam 90% do setor de vestuário, de acordo com estimativas da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) e reitera estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no sentido de que o mercado de produtos do segmento infantil movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano no país.  De acordo com o Observatório da Criança, dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  estimavam que 68,6 milhões de crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos de idade residiam no Brasil à época.



31ª edição do Minas Trend
31ª edição do Minas Trend


O projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, lançado na última edição do evento, como forma de se conhecer a capacidade de geração de negócios no setor, este ano surge como a primeira edição de um Salão de Negócios que promete ser o carro-chefe de um evento que se insere na agenda produtiva e econômica do estado. Afinal, criança cresce, perde roupa com facilidade e as famílias carecem de reposições com uma frequência cada vez maior diante de um mercado consumidor exigente.


Para Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, esse é um nicho com uma plenitude de possibilidades. “Hoje em dia temos que pensar em inovação e em diferentes modelos de negócios. A importância da moda Kids, Baby e Teens é trazer mais uma perspectiva de um novo modelo de negócios no nosso Salão”, observa. “Vamos ter marcas que se fizeram no Minas Trend e que hoje têm uma vida financeira de sucesso no Brasil e fora do Brasil recebendo seus compradores no próprio showroom.  Isso é uma novidade. Entendemos que o Minas Trend passado trouxe o que é que nós temos que buscar quando se pensa na evolução e no desenvolvimento da moda como um todo”.


Marcon ressalta ainda a importância das parcerias, por exemplo, com a Câmara da Moda da Itália, por meio do curso Nicoletta Gomiero, com a presença de uma professora da Universidade de Milão no Salão de Negócios para ministrar uma palestra sobre sustentabilidade e também o interesse de representantes de Portugal para falar sobre sapatos. “Entendo isso como uma forma de estarmos internacionalizando a nossa moda e criando conexões de rede com países relevantes para desenvolvimento de novos modelos de negócios e outras visões da cadeia produtiva”, compara.


Potencial - Rogério Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), destaca a importância da participação de marcas conceituadas. “Tivemos esse cuidado ao fazermos a curadoria, selecionando as melhores.  A ideia é que o Minas Trend Kids cresça  a ponto de abranger toda a cadeia infantil para que tenhamos a maior feira infantil do Brasil. Nossa expectativa é grande”, observa.  Segundo Vasconcelos, Minas Gerais tem um grande potencial, com fábricas infantis enormes e que vendem para o país inteiro. Sobre a programação, que terá palestras, além dos desfiles, ele diz que a ideia é levar novos conteúdos e informações para os visitantes, orientando esse público sobre tendências e os melhores produtos para se ter nas lojas.


Marcas - De acordo com a diretora da Top Agency, Taciana Teodoro Diniz Cavalcante, serão 28 marcas expositoras do universo Kids, Baby e Teens.  Dessas, mais da metade são do estado e o restante do Brasil e do exterior. Serão mais de 100 lojistas compradores de outros estados, mais de 200 de Belo Horizonte e de cidades do interior. “Temos um mercado muito dinâmico, que cresce de 8 a 10% ao ano.  Minas é atualmente o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil no Brasil”.


Para os três dias de evento, cujos pontos altos serão os desfiles e as palestras, o casting da Top Agency reunirá perto de 70 modelos Kids e Teens, levando para as passarelas as tendências de uma moda primavera-verão com cores mais pastéis, roupas finas e elegantes, com estampas clássicas que remetem à sofisticação. O Salão de Negócios também terá roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas.


A mostra de moda da infantojuvenil (de zero a 16 anos), atração na programação do Minas Trend Trend Kids, Baby e Teens, é uma realização da FIEMG, produção executiva da Top Agency, com apoio da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e Sindivest-MG. 



31ª edição do Minas Trend
31ª edição do Minas Trend


Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge e da Bling. 




Programação:

Minas Trend Kids, Baby e Teens

SERVIÇO:16/04 – TERÇA-FEIRA 13h - Desfile de abertura com as marcas expositoras.

14h30 - Palestra: “Por que o lojista precisa entender e conhecer as tendências da moda infantojuvenil?”, com Kátia Duarte, do blog POP POP, coolhunter especializada em Moda Infantojuvenil.

16h - Desfile das marcas BIBE, TRIBO DA PRESERVAÇÃO, GAROTADA, MARIA LUA CALÇADOS e MOMI.

 17h30 - Palestra: “Marketing digital para lojista de moda infantojuvenil – Rede Social para negócios de moda”, com Diego Duarte, especialista em Marketing Digital e CEO da Dduarts Marketing Digital.

17/04 – QUARTA-FEIRA

10h30 - Desfile das marcas GABRIELA AQUARELA, PINKX, DIGI, AMORECO e PSKUILA.

13h - Desfile das marcas NIKE, LEVI´S, JORDAN, HURLEY, CONVERSE, YOUCCIE e OLIVER.

15h - Palestra: “Prática de foto de produto usando o celular”, com Amanda Garcia, Escola de Lojistas.

16h30 - Desfile das marcas LULUZINHA, MYLU, PRECOCE e ANIME.

18h30 - Palestra: “Gestão leve, mundo complexo: o equilíbrio entre resultados e afeto em tempos pós pandemia”, com Patrícia Rodrigues. 

18/04 - QUINTA-FEIRA

10h - Palestra: “Tendências de moda e comportamento de consumo infantil para o verão 24/25”, com Kátia Duarte, do Blog POP POP.

11h30 - Desfile das marcas MIO BEBE, MANGA FOFA, RESERVA, PISKUILA, AUTHORIA, IAM AUTHORIA.

14h30 - Palestra: “O lojista de sucesso – criando equipes e lojas lucrativas do zero ao lucro, o caminho”, com Janaína Ortiga.

16h - Palestra: “Gerenciamento de tráfego pago para negócios de moda”, com Diego Duarte, especialista em Marketing Digital CEO da Dduarts Marketing Digital.


31ª edição do Minas Trend

Créditos: Vivi Martinelli.

Comments


bottom of page