• espaco horizonte

30 Anos da Biblioteca pública é Comemorado com Programação Virtual



A pauta de hoje no Jornal @espacohorizonte, é sobre a comemoração dos 30 anos da da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH), cujo foco é literatura infantil e juvenil.


O acervo da biblioteca contém mais de 20.000 títulos, contemplando literatura para crianças, jovens e adultos. A biblioteca também possui uma das maiores coleções de gibis e mafins do País, com aproximadamente 19.000 revistas em quadrinhos da década de 40 até os mais atuais e obras raras de interesse de pesquisadores.


E para comemorar essa data especial, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, preparou uma programação que será realizada, de maio a dezembro de 2021, de forma virtual.


Dentre as atividades oferecidas ao público, estão: mediação de leitura, sarau, encontro de narradores de histórias e oficina de escrita criativa, entre outras atrações. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no Portal da Prefeitura.


Toda essa programação vem com o intuito de comemorar a história e as ações que a biblioteca vem realizando ao longo dos anos, garantindo a democratização do acesso à leitura como um direito cultural, por meio de projetos de formação, fomento, difusão e promoção da leitura literária e da escrita.


Essas atividades abordam também a memória, o patrimônio cultural e as artes por meio do trabalho de mediação de leitura e de intervenções artísticas relacionadas ao livro.


Com este projeto, será possível aproximar as pessoas dos livros, da literatura, da história da biblioteca e, acima de tudo, aproximar umas das outras, apesar do distanciamento físico imposto pela pandemia.


As ações do aniversário da biblioteca, junto às ações permanentes, integram o desejo de uma atuação virtual ampliada para que todos possam estar reunidos em um mesmo propósito.


Confira a programação na íntegra no site da Prefeitura de Belo Horizonte!


Foto divulgação