top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

3ª Edição do Mesa Festival




3ª EDIÇÃO DO MESA FESTIVAL REÚNE GRANDES ESPECIALISTAS E ARTISTAS PARA DISCUTIR DIVERSIDADE RELIGIOSA EM BH, NO DIA 11/03


Considerado um dos maiores eventos do Brasil sobre o tema, o festival pretende mostrar por meio da arte e do diálogo a importância da harmonia na discussão sobre as diversas crenças, em Belo Horizonte.


Depois do sucesso da segunda edição, que reuniu milhares de pessoas em 2022, o Mesa Festival volta à cena para ampliar a discussão sobre diversidade religiosa na capital mineira. O evento será realizado no Galpão 54, no Bairro Lagoinha, dia 11 de março, a partir das 10h, e vai reunir pensadores, especialistas e líderes religiosos para participar de mesas redondas temáticas com pautas importantes sobre direitos humanos, teologia e cidadania, sempre partindo da pluralidade de crenças. O dia também vai contar com uma programação artística com alguns dos mais importantes nomes da música religiosa do Brasil, como Kléber Lucas, Kivitz, Leonardo Gonçalves e Sérgio Pererê que estarão presentes para compartilhar sua fé por meio de canções, e ainda a banda Samba da Resistência, Paiol de Tonha, a cantora Marina Gomes e Lopes Dude.


Se na segunda edição, a discussão sobre diversidade teve como foco principal a gastronomia, desta vez, a música é o carro-chefe. Para formar o grupo de debatedores, foram convidados os pastores Felipe Gibran e Henrique Vieira; a coordenadora do Centro Nacional de Africanidades (Cenarab), Makota Celinha; o pesquisador de Ciências da Religião, Fellipe dos Anjos; a pastora trans, Alexya Salvador; o líder indígena Cacique Merong; e o teólogo André Musskopf. Também vão participar a especialista em feminismo islâmico Fabíola Oliveira, a doutora em sociologia Nina Rosas, a pesquisadora de Teologia e Diversidade Sexual Karen Collares, a ecoteóloga feminista e indigenista Priscilla Ribeiro, o teólogo e filósofo Rafael Rodrigues, a doutora em Ciências da Religião Ana Esther e a fundadora da Frente Evangélica Pela Legalização do Aborto Camila Montovani.





Os temas debatidos serão: “Justiça de Gênero no Islã e no Cristianismo”, “Ecoteologia Indigenista”, Justiça Racial e Negritude”, Justiça Social e Cidadania” e “Justiça Social e Comunidade LGBTQIA +". As discussões serão sempre norteadas pela temática da justiça social, mas tendo as várias religiões como pano de fundo. "Convidamos pensadores e especialistas com grande conhecimento e vivências sobre cada assunto, e vindos das mais diferentes crenças. Todos muito generosos, respeitosos e abertos ao diálogo franco, o que é muito importante para um país tão diverso como o Brasil e que ainda convive com aumento da intolerância religiosa”, aponta o produtor do evento, Gustavo Tavares.


Os visitantes ainda poderão aproveitar uma grande feira multicultural, com a presença de comunidades e entidades de Belo Horizonte e cidades próximas, como as tribos indígenas Pataxó (Carmésia) e Kamakã Mongoió (Brumadinho), Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, Mercado Negro, Quintal e Gastro For All.





O Mesa Festival é pensado, idealizado e produzido pela Gás Produtora, em sua terceira edição, tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e apoio do Jornal O Tempo e da Rede Minas de Televisão. O evento tem entrada-social gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Gofree. Também há uma área vip / open bar, com ingressos no valor de R$ 150.



Confira a programação completa:


PALCO LIBERDADE – SHOWS MUSICAIS

10h – Samba da Resistência

12h – Marina Gomes

14h – Paiol de Tonha

15h30 – Lopes Dude

17h – Kivitz

18h30 – Leonardo Gonçalves

20h – Kléber Lucas

22h – Sérgio Pererê



ESPAÇO MANGABEIRAS – DEBATES

10h – Justiça de Gênero no Islã e no Cristianismo

Fabíola Oliveira, Nina Rosas e Karen Collares

11h40 – Ecoteologia Indigenista

Fellipe dos Anjos, Priscilla Ribeiro e Cacique Merong

15h – Justiça Social e Cidadania

Rafael Rodrigues, Alexa Salvador e Pastor Felipe Gibran

16h30 – Justiça Racial e Negritude

Pastor Henrique Vieira, Makota Celinha e Kléber Lucas

18h – Justiça Social e Comunidade LGBTQIA+

André Musskopf, Ana Esther e Camila Mantovani


SERVIÇO

MESA FESTIVAL

Local: Galpão 54, R. Francisco Soucasseaux, 54 - Lagoinha, Belo Horizonte


Data: 11/03 de 10h às 23h


Ingressos: Entrada-social gratuita com retirada de ingressos pela plataforma Gofree - O evento também conta com uma área vip / open bar com ingressos no valor de R$150,00 - https://eventos.gofree.co/mesa-festival-2023_27321/


Instagram: @mesafestival


Fotos: Divulgação


bottom of page