top of page
  • Foto do escritorespaco horizonte

1º Encontro dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri


Artesanato de autoria de Andreia do Vale da cidade de Santana do Araçuaí MG foto Vilmar Oliveira
Artesanato de autoria de Andreia do Vale da cidade de Santana do Araçuaí MG foto Vilmar Oliveira


1º Encontro dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri destaca a cultura, a gastronomia e as riquezas do Nordeste de Minas

 

Evento, com entrada gratuita, será nos dias 16 e 17 de dezembro, na Serraria Souza Pinto. Haverá atrações musicais, teatro, artesanato e muito mais.

 

A destreza das mãos que dão vida ao barro, a canção que ecoa com o dedilhar de uma viola e os temperos únicos que dão sabor às iguarias. Este tripé, que simboliza a riqueza e as raízes do Nordeste de Minas Gerais, será destacado no 1º Encontro dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Cultura e Sabores. O evento, que será realizado em dezembro, nos dias 16 (sábado), das 9h às 22h, e 17 (domingo), das 9h às 20h, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, contará com música, gastronomia e artesanato. A entrada é gratuita. O projeto é uma realização do Instituto Sociocultural Valemais, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais.



Artesanato em cerâmica do Vale do Jequinhonha (Turmalina e Minas Novas) foto Vilmar Oliveira
Artesanato em cerâmica do Vale do Jequinhonha (Turmalina e Minas Novas) foto Vilmar Oliveira

 

“Este encontro inédito será uma envolvente imersão cultural e gastronômica. É uma oportunidade para o público conhecer um pouco da história dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões ricas em saberes e sabores. Também é um momento de reunir as pessoas que são de lá e que moram em BH e cidades vizinhas”, diz Gonzaga Medeiros, diretor executivo do Instituto Valemais, um dos produtores do evento.

 

Serão dois dias com programação intensa e diversificada. A música será um dos pontos altos do evento. Haverá apresentação de mais de 20 artistas, como Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Titane, Hendrick Souza, Lucinho Cruz, Carlos Farias, Beatriz Faria, Saldanha Rolim, Wilson Dias, Sérgio Moreira, Ivan Vilela, Luciano Tanure, Bilora Violeiro e convidados.




Rubinho do Vale foto Vilmar Oliveira
Rubinho do Vale foto Vilmar Oliveira

 


Titane foto Vilmar Oliveira
Titane foto Vilmar Oliveira

Lucinho Cruz foto Vilmar Oliveira
Lucinho Cruz foto Vilmar Oliveira



Outras atrações serão a companhia teatral Ícaros do Vale da Cidade de Araçuaí (MG) e o Grupo Banzo, primeiro coral quilombola de crianças e adolescentes do Vale do Jequitinhonha, que terá a coordenação do maestro Luciano Silveira.

 

Gastronomia

 

A gastronomia será um dos destaques do encontro. Os visitantes vão poder saborear iguarias típicas como o feijão andu, pequi, queijos, biscoitos e doces, comida de boteco, com destaque para a carne de sol, além da famosa cachaça. Estes produtos, que serão comercializados nos estandes, são provenientes da economia solidária. No espaço também haverá bares. O público também poderá apreciar cervejas artesanais de choperias da cidade de Teófilo Otoni.  

 

Artesanato

 

O artesanato, uma das maiores riquezas dos dois vales e que ganhou fama pelo mundo afora, será outro atrativo do encontro. O público vai poder conferir e adquirir peças de barro, feitas à mão, como bonecas, moringas, farinheiras, jarras e flores.

 

Sala de Mestres

 

O público contará com um espaço para fazer um pit stop, descansar, bater um papo, carregar os telefones celulares e também para adquirir materiais dos artistas que vão se apresentar no encontro, como livros e CDs. O local é adornado por móveis rústicos, com madeiras de demolição, como aparador, ancos, mesas, que dialogam com o Vale do Jequitinhonha pelos tons naturais da paisagem da região.

Durante o evento grandes mestres que fizeram parte da história do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri serão homenageados por meio de banners gigantes. É o caso de Frei Chico, do cantor e compositor Tau Brasil e mestres do artesanato, como Zefa, Ulisses Mendes, Noemiza e Isabel Mendes. 



Pereira da Viola Foto Élcio Paraíso
Pereira da Viola Foto Élcio Paraíso

 


Serviço

1º Encontro dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri destaca a cultura, a gastronomia e as riquezas do Nordeste de Minas

Datas:

16/12 – 9h às 22h (sábado)

17/12 - 9h às 20h (domingo)

Local: Serraria Souza Pinto - avenida Assis Chateaubriand, 889 – Centro – BH

Programação: contará com música, mais de 20 artistas, como Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Titane, Hendrick Souza, Lucinho Cruz, Carlos Farias, Beatriz Faria, Saldanha Rolim, Wilson Dias, Sérgio Moreira, Ivan Vilela, Luciano Tanure, Bilora Violeiro e convidados, além de gastronomia e artesanato

Entrada: gratuita

Informações: podem ser obtidas no Instagram @encontro_dosvales ou pelo e-mail institutovalemais@gmail.com

 

コメント


bottom of page